O que é um sistema de gestão em nuvem? Entenda aqui!

A computação na nuvem (cloud computing) vem se tornando a grande força do mercado tecnológico nos últimos anos. Promovendo redução de custos, mais flexibilidade, mais segurança e mais facilidade de manutenção, os sistemas de gestão em nuvem estão se expandindo e conquistando mais usuários a cada dia.

Quer entender melhor o que é um sistema em nuvem e quais são os benefícios que ele pode gerar para você sair na frente dos seus concorrentes? Então continue a leitura deste post!

 

O que significa a expressão "em nuvem"?

A expressão "em nuvem" (do inglês, cloud) significa que o armazenamento do conteúdo se dá em servidores remotos, a distância, e o acesso a esse conteúdo é feito por meio da conexão à rede.

Ou seja, quando você utiliza um sistema em nuvem, os dados não ficam salvos no disco rígido do seu computador ou na memória do seu celular. Toda a operação acontece neste local remoto, em tempo real e sem a necessidade de recursos de processamento, infraestrutura ou navegadores específicos do lado de quem acessa.

O armazenamento em nuvem é o que explica o funcionamento de serviços como Dropbox, Facebook, Google Drive, Gmail, Hotmail etc.

Como funciona um sistema de gestão em nuvem?

Em geral, o sistema de gestão em nuvem é distribuído e comercializado no modelo SaaS (Software como Serviço, em uma tradução livre do inglês). Nesse modelo, o fornecedor do software é o responsável por toda a infraestrutura de servidores, pela criptografia, pelo design da aplicação e pela atualização da plataforma, enquanto quem contrata o serviço ganha acesso pela internet e paga uma taxa de serviço.

Assim, não é necessário que você adquira recursos ou atualize licenças, visto que todo o processamento acontece no ambiente do fornecedor que entrega o serviço .

Quais são as vantagens do sistema em nuvem para uma confecção?

A principal vantagem dos sistemas em nuvem é a redução de custos iniciais, já que não é necessário gastar com pessoal, licenças ou com a renovação de hardwares para ambientes com maior capacidade de armazenamento.

Só é necessário ter algum dispositivo, seja um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet para usufruir dos serviços em nuvem. Além disso, você ganha:

Flexibilidade

À medida que uma confecção de moda cresce, é muito mais fácil ampliar os recursos de um sistema em nuvem do que sistemas tradicionais (instalados localmente), adequando suas necessidades aos planos oferecidos.

Esses sistemas também deram fim aos problemas de incompatibilidade com sistemas operacionais, funcionando da mesma forma em Windows, Linux, Android, iOS ou qualquer outro. A única exigência é que seu ambiente tenha acesso à internet.

Segurança

Os dados ficam muito mais seguros quando armazenados em servidores cujos sistemas contam com processos de criptografia de ponta do que nos discos rígidos dos computadores locais, que podem sofrer ataques, acessos indevidos ou danos.

Dessa maneira, a segurança da informação é mais um diferencial essencial na performance da sua gestão. Portanto, não deixe esse assunto para depois e faça de tudo para trabalhar com um sistema de gestão em nuvem de qualidade!

Mobilidade

Basta ter um dispositivo com acesso à internet para entrar no sistema, consultar dados e  utilizar recursos.

Com isso, é possível acessar suas informações e realizar operações de qualquer lugar do mundo, seja no seu escritório ou na sua casa.

Lembre-se também que uma ferramenta verdadeiramente em nuvem não exige instalações locais e necessita apenas um aplicativo para fazer a conexão com o sistema.

Tecnologia

Como o fornecedor é o responsável pelo sistema, é ele quem vai investir em atualizações, desenvolvimento de novos produtos e de novas ferramentas e resolverá qualquer problema que possa surgir.

Você só precisa aguardar as atualizações automáticas e comunicar qualquer ocorrência inusitada ou dificuldade de acesso.

Quais são os principais itens de um sistema em nuvem?

Agora que você descobriu o que é esse conceito e quais são seus benefícios, deve estar se perguntando como ele é administrado, não é mesmo? Veja abaixo o que não pode faltar em uma empresa que oferecem sistemas verdadeiramente em nuvem.

Equipe técnica especializada

Por trás de toda tecnologia de ponta, sempre existe um time de profissionais bem qualificados e muito experientes, e, nesse caso, não poderia ser diferente.

Um software na nuvem precisa contar com uma equipe técnica especializada para adequar seu serviço às necessidades das empresas e de seus clientes.

Por mais que você se prepare adequadamente, problemas e imprevistos ainda podem acontecer na sua rotina de trabalho. Por isso, quando for fazer sua escolha, não deixe de pesquisar bem e encontrar um fornecedor que conheça as características do mercado da moda e esteja preparado para dialogar e propor soluções viáveis ao seu negócio.

Rotinas de backup

Todo empreendimento tem dados e informações críticas que são essenciais para o seu funcionamento. Caso eles sejam perdidos, o processo produtivo pode ser seriamente afetado e seu equilíbrio financeiro é ameaçado.

Para fugir dessas situações, um sistema em nuvem realiza constantes backups para armazenar e proteger tudo que for importante e valioso para sua empresa.

Dados como informações de inventário de estoque, controle de processos de fabricação e transações em pontos de vendas podem ser armazenados de maneira segura e eficiente.

Assim, caso algum documento seja apagado por engano, por exemplo, você não precisa se preocupar com as consequências, já que basta acessar o seu backup para obtê-lo novamente.

Atualizações de software

As atualizações desse tipo de serviço são responsabilidade dos seus desenvolvedores e fornecedores, mas ao contar com tal serviço, sua gestão só tem a ganhar.

Quando alguma nova versão é lançada, o sistema em nuvem pode atualizar as novas funcionalidades que melhoram seu desempenho ou até mesmo corrigem erros de versões anteriores.

Como consequência disso, você pode focar todo seu esforço e sua dedicação nas funções mais importantes da sua confecção.

Fazer uso de novas tecnologias é um dos deveres de um empreendedor que quer mudar o rumo da sua gestão positivamente. Utilizando um sistema ERP em nuvem é possível obter benefícios impossíveis em sistemas tradicionais e melhorar sua prestação de serviço cada vez mais.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e descubra as soluções que a sua empresa tanto procura!
 

Baixe nosso E-book e entenda como serviços em nuvem podem ajudar sua confecção.