Contato

Entenda como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente!

Uma das principais ferramentas que ajuda a organizar as suas finanças de forma fácil e eficiente é o fluxo de caixa. Mas será que você sabe como aproveitar todas as vantagens que ele tem a oferecer?

Neste post você vai entender como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente e como essa ferramenta pode ajudar na rotina e no planejamento das finanças da sua loja. Confira:

Comece entendendo o fluxo de caixa

Para que você possa elaborar um fluxo de caixa eficiente é preciso entender como essa ferramenta funciona. Na sua elaboração, além dos saldos de caixa — ou seja, dos recursos disponíveis em dinheiro — será necessário levar em consideração os valores que estão no banco e aqueles de aplicações financeiras de curto prazo.

Os valores de caixa, bancos e das aplicações de curto prazo devem ser comparados com as entradas ligadas a recebimentos de clientes e com as saídas relativas ao pagamento de fornecedores, salários dos funcionários, contas de energia e outros gastos que fazem parte da rotina de sua empresa. Após essa comparação, será obtido o fluxo de caixa, valor que representa o quanto a empresa tem de dinheiro disponível em uma determinada data.

Use um software de gestão

Para a elaboração do fluxo de caixa de maneira eficiente e segura, dê preferência ao uso de um bom software de gestão que permita, além da otimização dos lançamentos, a padronização de todo o processo, o que garante que os registros sejam feitos de forma integrada, objetiva e correta.

Além dessas vantagens, um bom software de gestão poderá auxiliar no processo de tomada de decisão, já que permite a consulta dos dados financeiros de sua empresa de forma fácil e detalhada, com diferentes tipos de relatórios que podem se adequar de acordo com a necessidade de cada usuário.

Categorize os dados

Aproveitando o benefício da elaboração do fluxo de caixa com o software de gestão, é preciso criar categorias para os seus dados, ou seja, para as entradas e saídas. Essa categorização permite entender como estão os seus gastos e, se necessário, fazer substituições e cortes. Já com relação às receitas, você poderá conhecer seus principais clientes, quanto eles compram, entre outras importantes informações que fazem parte do processo de gestão.

Atualize o fluxo de caixa diariamente

De nada adianta implementar o fluxo de caixa e não ter a informação sobre as suas disponibilidades em tempo real. Dessa forma, atualizar o seu caixa diariamente é essencial para que o processo de tomada de decisão seja o mais preciso possível. Estabeleça junto aos seus colaboradores uma rotina de atualização e mostre a eles a necessidade de seu fluxo de caixa estar sempre atualizado.

Controle o seu estoque

Um bom controle do estoque é essencial para que o seu fluxo de caixa seja eficiente. Isso é necessário, principalmente, em empresas que trabalham com a sazonalidade, ou seja, que possuem épocas de alta e baixa nas vendas. O conhecimento e o gerenciamento dos estoques permitirá que você tenha uma reserva de dinheiro e, mesmo na época de baixa, consiga quitar suas dívidas.

Lembre-se, também, de que estoque parado é prejuízo na certa. Isso leva à necessidade frequente da busca pelo equilíbrio em relação aos seus níveis de estoques, permitindo que sua loja não fique com mercadorias em excesso ou que estas faltem e prejudiquem as suas atividades.

Gostou desse post? Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para ter acesso aos mais variados conteúdos para sua empresa!

Compartilhar

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *