BI é a sigla para Business Intelligence, tecnologia essencial para quem busca converter dados brutos em informações relevantes para a elaboração de prospecções, planejamentos e estratégias de negócios. E isso também se aplica quando se pensa em BI para o mercado da moda.

Nesse post, explicaremos como essa ferramenta tecnológica está aparelhando varejistas, confecções e gestores de marcas a entender melhor o comportamento de compra de seus clientes. Preparado? Vamos lá!

 

O conceito de BI aplicado ao mundo da moda

Por meio da estruturação de informações extraídas de diferentes fontes de dados, o uso eficiente de ferramentas de inteligência de negócios tem contribuído para que as empresas mais antenadas com novas tecnologias estejam muito à frente de outras no mercado. Em especial, para empresas do mundo da moda, segmento que é fundamentalmente baseado em tendências, conhecer detalhes do seu próprio negócio é premissa básica para o sucesso.

Isso ocorre porque a análise estruturada de dados revela uma visão detalhada do negócio e possibilita a elaboração de estratégias certas para atender às demandas do mercado que estão por vir.

IoT, tecnologia mobile e as informações sobre clientes

O crescimento da quantidade de dispositivos conectados (Internet das coisas ou IoT, em inglês) é um forte indicador da força do Business Intelligence. Trata-se de um fenômeno que está revolucionando a maneira como as empresas criam suas estratégias de negócios.

Especialistas calculam que, até o final de 2020, haverá mais de 34 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Isso só evidencia a importância da estruturação de sistemas de informação e compreensão de dados, necessários a qualquer empresa que deseja permanecer no mercado. Tecnologias “vestíveis” (do inglês, “wearable”), como o óculos com câmeras e smartwatches, por exemplo, podem dar informações em tempo real sobre hábitos e localização de consumidores.

A partir desses dados, será possível criar produtos e experiências cada vez mais personalizados e ajustados aos consumidores.

Business Intelligence e antecipação de pedidos

Com análise preditiva da informação por meio da mineração de dados o BI pode descobrir novos padrões no comportamento de compra e, com isso, antecipar pedidos. Isso é possível por meio do uso de tecnologias de Inteligência Artificial para o tratamento dessa informação.

Os dados móveis estruturados, oriundos de dispositivos mobile e IoT dos consumidores, possibilitam às aplicações de BI a criação de relatórios e painéis que funcionam como indicadores para antecipação de pedidos.    

Ferramentas baseadas em mapeamento e geolocalização, podem calcular o tempo de permanência de compradores em lojas e shoppings, entre outros aspectos. Dados como esses serão tratados pela aplicação BI e possibilitarão análises acuradas aos gestores para prospecções.

Baseadas em histórico de compras, tipos de produtos mais procurados, e outros dados conseguidos pela ferramenta, essas previsões permitem estratégias com vistas a uma melhor gestão de produtos e auxiliam para a criação de uma experiência personalizada do cliente.

BI para o mercado da moda otimiza cálculo de insumos

Essas tecnologias, baseadas em computação cognitiva, permitem também um cálculo mais preciso de insumos.

Recebendo informações preventivas, como o que poderia ser o item mais procurado de uma coleção, gestores de confecções podem negociar custos dos tecidos e matérias-primas a fim de operacionalizar seus estoques e antecipar o planejamento da produção.

Uma plataforma BI que possibilite análises dessa natureza ajuda no gerenciamento mais eficiente de materiais, inventário e itens de estoque de mercadorias, possibilitando, assim, a gestão inteligente de recursos.

Então, percebeu como há diversas possibilidades de melhorias na adoção de estratégias eficientes de BI para o mercado da moda? Para saber mais sobre esse assunto e outras vantagens, leia também este post.

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