Contato

ERP + Business Intelligence: Entenda a importância dessa integração para o sucesso de uma coleção

Trabalhar com moda é como fazer uma aposta. Quando uma coleção é criada e planejada, a expectativa do empreendedor é de que ela seja bem sucedida, tenha aceitação do público, gere bons resultados em vendas e valorize a marca.

Nesse contexto, existem duas ferramentas que podem ajudá-lo a tornar o investimento mais seguro: o ERP e o Business Intelligence. Você sabe o que são e como elas podem atuar como verdadeiras bússolas para o seu negócio? 

Ao conciliar o ERP e o BI, os gestores obtém informações essenciais sobre o seu histórico de vendas aliadas a uma previsão bastante confiável sobre os resultados esperados. Quer saber como isso é possível? Nós mostraremos agora! 

 

ERP: saiba como o seu negócio funciona

Nós já falamos aqui no blog sobre como um ERP especializado em moda pode facilitar a gestão, automatizar e otimizar os processos de uma confecção, gerar economia de tempo e poupar recursos financeiros. 

No entanto, hoje vamos nos deter em um outro aspecto: as informações que ele fornece e a sua importância para as decisões estratégicas de uma empresa do setor de moda, como o planejamento de uma coleção. 

Por se tratar de um sistema que integra informações de diferentes setores, o ERP consegue emitir relatórios gerenciais precisos com dados que mostram claramente quais foram as apostas mais bem-sucedidas da empresa. Veja como essa análise pode ajudar nas decisões: 

Giro de estoque

Mostra quais foram as peças de maior aceitação pelo consumidor, as que tiveram uma procura mediana e até mesmo as que ficaram “encalhadas”, revelando as preferências do público-consumi.

Relatórios

Mostram quais foram os modelos que, devido à alta procura, permitiram a aplicação de uma margem de lucro maior e, portanto, foram mais vantajosas para a empresa.

Análise de estoque

Permite identificar as peças que tiveram menor saída, ocasionando custos de armazenamento além do esperado, excedentes de produção, contribuindo para redução das margens.

Comportamento de compra

Caso a sua empresa forneça para diferentes praças, o ERP pode detalhar o comportamento de compra dos diferentes perfis em cada região, facilitando a negociação e a redistribuição dos estoques.

Grade

Outra informação importante diz respeito ao colume de peças que tiveram maior ou menor saída, favorecendo a definição de uma grade mais compatível com a procura do seu público-alvo.

Como você viu, o ERP fornece todos os dados que um confeccionista precisa para mensurar e analisar os resultados de uma coleção. Eles permitem identificar similaridades entre os produtos que tiveram melhor aceitação e, assim, descobrir as preferências e expectativas dos seus consumidores. 

BI: descubra o que o consumidor deseja 

A utilização do BI, à realidade de uma confecção, vai muito além do que vamos mencionar neste post. Justamente por isso, já fizemos outro artigo explicando essas vantagens e aplicações.

Hoje, a nossa intenção é tratar do Business Intelligence relacionado à análise de mercado em geral, que pode ser o pulo do gato na hora de planejar uma coleção de sucesso. 

Ao obter e conciliar informações a partir de diferentes fontes de dados, o BI pode fornecer um verdadeiro mapa do sucesso. Ele identifica as expectativas e necessidades dos consumidores, apontando tendências que a sua empresa pode utilizar para elaborar a próxima coleção. 

Esse conhecimento profundo do comportamento do cliente faz com que sua empresa ofereça exatamente os produtos que ele deseja consumir. Quando essas expectativas são atendidas e você surpreende o consumidor com um produto compatível com suas necessidades, o resultado não poderia ser outro: sucesso nas vendas e reconhecimento de sua marca. 

E se você acha que utilizar duas ferramentas diferentes pode ser confuso, a boa notícia é que é perfeitamente possível integrar BI e ERP. Isso permite que a análise de dados seja compartilhada com os diferentes profissionais da equipe, auxiliando o processo de tomada de decisões.  

Entendeu como o ERP e o Business Intelligence podem ajudá-lo a tomar decisões estratégicas para planejar coleções com maior potencial de sucesso? Ficou interessado em adquirir essa solução para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a dar esse passo em direção ao futuro!

Compartilhar

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *