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Omnichannel no mercado da moda?

Omnichannel no mercado da moda? Entenda!

Uma tendência que vem ganhando força no Brasil é o omnichannel no mercado da moda. Em outros segmentos a estratégia já se mostrou eficiente — quando corretamente estruturada —, mas será que essa eficiência também será sentida no mercado da moda?

Continue a leitura deste post, descubra o que é omnichannel, como funciona, por que esse conceito vem crescendo no país, os desafios de sua implementação e, é claro, alguns exemplos de marcas famosas que o utilizam!

O que é Omnichannel?

O omnichannel é uma tendência exclusiva do varejo que visa convergir todos os canais de vendas da empresa a ponto do cliente não sentir diferenças entre uma loja virtual e uma loja física. Basicamente, há uma integração entre ofertas de serviços e produtos, entre todos os pontos de vendas (lojas físicas ou e-commerces, que geram uma experiência multicanal única.

Como funciona o omnichannel no mercado da moda?

Quando aplicamos o omnichannel ao mercado da moda, há uma integração de estoques, no qual as peças disponibilizadas nas lojas físicas podem ser compradas pela internet e vice-versa.

O processo acontece da seguinte forma: assim que uma peça é comprada no site, ela é reservada, tendo uma baixa instantânea no estoque da loja. Ela pode ser enviada pelos correios ou ser retirada pelo cliente na loja de sua preferência. Isso vai depender da estratégia que for utilizada na confecção.

Por que esse conceito ganhou força no Brasil

O omnichannel oferece vantagens e benefícios que são compartilhados entre os lojistas e o público consumidor. Para os lojistas, é uma forma de gerar mais vendas com custos operacionais bem menores, fazer o estoque girar mais rápido e melhorar o engajamento de diversos públicos com a marca. Já o público consumidor pode se beneficiar com a possibilidade de comprar o produto em casa e retirar na loja no mesmo dia se preferir, evitando dias de espera e economizando com o frete.

Exemplos de omnichannel na prática

Muitas empresas de varejo no ramo da moda já estão implementando o omnichannel em suas redes de lojas. Alguns exemplos são:

C&A

A famosa rede de lojas C&A é uma das primeiras a incorporar o conceito omnichannel no negócio. Ela permite que você compre roupas, calçados e acessórios masculinos e femininos no site e retire a mercadoria na loja física mais próxima de você.

Passarela (Concept Store)

A rede de lojas de calçados Passarela introduziu o omnichannel ao negócio e agregou o slogan “Concept Store” (loja conceito) às lojas físicas.

Assim como na C&A, a Passarela reserva os itens comprados pela internet, dá baixa no estoque da loja que o cliente deseja retirar e emite a nota fiscal. Se preferir, o cliente também pode comprar o produto na loja e pedir que entregue no endereço desejado, pagando o frete.

Desafios do omnichannel no mercado da moda

Apesar do conceito omnichannel trazer grandes vantagens e benefícios ao mercado da moda, ele também traz desafios que precisam ser superados. Confecções que trabalham com alta-costura costumam oferecer peças exclusivas (únicas) e sob medida. Ao disponibilizá-las para a venda multicanal, a marca pode enfrentar problemas de entrega se ocorrerem vendas duplicadas.

Se uma cliente comprar a peça pela internet e, ao mesmo tempo, outra escolher a mesma peça na loja física, alguém ficará sem o item e vivenciará uma uma péssima experiência. Desafios como esse devem ser considerados na hora de pensar em uma estratégia de vendas multicanal.

O conceito omnichannel no mercado da moda é promissor e tem muitos desafios a serem superados. Marcas de vestuário, calçados e acessórios precisam se preparar para incorporar o modelo às suas estratégias comerciais. Sistemas de controle de estoque, gestão de vendas e conciliação de pagamentos serão cada vez mais importantes neste contexto.

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