Pensando em colocar seu e-commerce em um marketplace Saiba por que esta é a hora certa para investir em um ERP!

O avanço das tecnologias revolucionou o relacionamento entre empresas, clientes, fornecedores e colaboradores. Hoje, é possível negociar com fornecedores e consumidores em qualquer lugar do país (ou do mundo!), basta saber onde procurá-los e criar as conexões corretas .

Os marketplaces são uma excelente maneira para expandir as fronteiras das empresas, criar novos canais de venda e ampliar a presença digital das marcas. Mas é fundamental utilizá-los de maneira estruturada. Na busca por novos canais de distribuição, o gestor deve estar preparado para utilizar o que há de mais moderno no mercado e se prevenir das dificuldades. Um exemplo de ferramenta indispensável nesse contexto é o software ERP (Enterprise Resource Planning).

Juntamente com os marketplaces, eles vêm ganhando cada vez mais espaço no setor de confecção de vestuário, calçados e acessórios. Mas você sabe porque este é o momento para investir em um ERP?

No post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto e algumas vantagens de conciliar um ERP específico para quem deseja incluir seu e-commerce em um marketplace!

O que é marketplace?

O marketplace é uma plataforma digital gerenciada por uma empresa em que várias outras gestões possam cadastrar seus produtos e vendê-los. Por exemplo: se você tem uma loja virtual de produtos de moda, pode disponibilizar seus itens em outros portais de venda, ampliando consideravelmente a cobertura de atuação, além de aproveitar toda a audiência e visibilidade do canal.

Essa prática é muito adotada hoje em dia, pois amplia a presença da marca em diversos locais, oferece novas formas de pagamento e faz com que os clientes acessem vários produtos de sua marca de uma vez só. É possível ter mais visibilidade ao anunciar suas mercadorias em vários marketplaces.

Lembre-se também de que pequenos fabricantes podem aumentar o alcance de suas marcas e vender produtos em um marketplace de um gigante do varejo, fato que seria muito difícil há bem pouco tempo.

Quais são as suas características?

Os interessados em trabalhar com essa metodologia de vendas devem ter muita atenção antes de investir em integrações de seus sistemas. Cada marketplace tem suas próprias regras, mas, na maioria dos casos, é necessário ficar atento ao seguinte:

  • as empresas cobram comissão em cada venda realizada. Esse valor pode variar entre 9,5% a 30%. Dessa forma, sua margem de lucro pode ficar seriamente comprometida e deve ser calculada de acordo com o custo da comissão;
  • os prazos de entrega também seguem determinações específicas. Por isso, o recomendável analisá-los para saber se eles atendem aos seus futuros clientes com eficiência;
  • cada marketplace tem um público-alvo diferente. Escolha aquele que mais se alinha ao perfil de seus consumidores.

Quais os benefícios do ERP para e-commerce de empresas de moda?

O Sistema ERP é uma ferramenta que automatiza tarefas e integra informações de diferentes setores de um empreendimento. Ele facilita a organização dos processos e faz com que um gestor empresarial tenha mais autonomia e segurança para tomar decisões.

Confira abaixo suas principais vantagens:

Emissão de notas fiscais

Alguns negócios ainda emitem notas fiscais manualmente, e esse procedimento atrasa outras etapas. Além do mais, as diferentes tributações para cada estado podem complicar essa situação.

O ERP é um software que trabalha de acordo com as regras da Receita Federal para a emissão de notas fiscais sem a necessidade da atuação de uma equipe de colaboradores dedicados, em razão da automatização de muitos processos.

Controle de estoque

Toda empresa precisa controlar o fluxo de mercadorias no estoque, especialmente as que atuam no ramo da moda, cuja demanda pode ser bastante sazonal. Quando um cliente compra um produto a partir de um marketplace, seu sistema de gestão de estoque precisa receber a informação em tempo real, para que não haja comprometimento de entrega e consequente problemas de credibilidade de toda a parceria.

O uso de um ERP orientado a empresas que usam marketplaces permite o controle eficiente e atualizado dos processos de venda, produção e logística, evitando prejuízos e resguardando a imagem da sua marca.

Redução de despesas

O orçamento financeiro desempenha um importante papel no sucesso da gestão. Quando ele é seguido a risca, é possível oferecer novos produtos no mercado e aumentar os resultados da empresa.  O ERP para e-commerce faz com que você gerencie um fluxo de caixa com precisão e facilita a conciliação de recebimentos e pagamentos de diversos canais.

Economia de tempo

O ERP para e-commerce permite a automação de diversas tarefas. Como algumas delas são processadas eletronicamente, você ganha tempo desempenhar outras atividades mais importantes da gestão e analisar os resultados obtidos em suas vendas.

Gostou de conhecer essa tecnologia e está pensando em implementá-la no seu negócio? Entre em contato conosco e entenda de uma vez por todas como um ERP para e-commerce pode melhorar a sua gestão empresarial!

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