Pilar fundamental dos propósitos de uma empresa – lucrar e ter clientes satisfeitos – a gestão do estoque dá ao empreendedor a possibilidade de atender com mais agilidade, ter mais qualidade no serviço e, ainda, praticar os melhores preços, atrativo indiscutível para a clientela.
Por isso, o empreendedor deve entender a importância de organizar bem e manter o controle do seu estoque. A má administração do estoque está entre os principais motivos de ineficiência das empresas.
Para começar, o estoque precisa andar lado a lado com as vendas. Caso contrário, o desequilíbrio pode trazer sérios problemas para o negócio. Um estoque alto, sem vendas, significa dinheiro parado.
Gerindo bem o estoque você saberá, por exemplo, quais produtos estão sem saída, como suprir as necessidades de vendas conforme a demanda, de que forma pode utilizar adequadamente o capital de giro e que estratégia de venda funciona melhor junto aos seus clientes.
Nós vamos te dar uma ajudinha, respondendo a três questões fundamentais sobre estoque e vendas: o que, quanto e onde:
O que estocar?
Ao pensar sobre o que estocar, tenha uma pergunta em mente: Isso altera a minha relação com o cliente? Se a resposta for sim, estoque. Imagine anunciar uma peça que você não dispõe no estoque: você irá ouvir reclamações dos consumidores e ainda perderá a credibilidade.
Quanto estocar?
Para saber quanto estocar, a conta é simples: você precisará saber qual é a previsão de vendas para um determinado período e quanto você já tem estocado. A partir dessas informações, acrescenta-se o prazo e a quantidade mínima para reposição.
Se você vende cinco blusas por dia e tem um tempo de reposição de três dias, você precisa fazer um novo pedido quando seu estoque tiver 15 unidades. Se não quiser ser pego de surpresa, comece a criar uma rotina para comparar seus controles com o que efetivamente tem na loja.
Onde estocar?
O local para estocar os produtos deve ser escolhido com critério, alinhado às estratégias da empresa. Um estoque central com boas condições de armazenagem associado a uma logística rápida é a melhor solução para uma boa gestão do estoque. Se a empresa já sabe o que estocar, e quanto estocar, a análise dos hábitos de consumo da clientela, permitira à empresa saber quando e com o que abastecer as suas lojas.
ERP na gestão de estoque
Certamente um gestor não acompanha diariamente toda a movimentação do estoque sem a utilização de um sistema ERP que ajude nessa tarefa. Com o sistema de gestão é possível ganhar eficiência operacional, pois as informações são integradas e todos os setores da empresa têm acesso.
Automatizar os processos de estoque significa manter as informações organizadas e, ao cruzá-las, gerar muitos indicadores em prol da melhor relação entre oferta e demanda.
Um software de gestão de estoque irá garantir que não haja falta e nem excesso de produtos na empresa. E como estoque parado é dinheiro parado, o mais importante é fazer uma constante análise do fluxo de movimentação dos produtos, histórico de vendas, além dos prazos fixados para entrega dos produtos por parte dos fornecedores e a sazonalidade do comércio.
Já sabe como manter um estoque compatível com as vendas da sua empresa? Nós temos o sistema certo para ajudar nesta tarefa.