Em tempos de crise econômica, como a que o nosso país atravessa, aumentar as vendas de lojas e estabelecimentos comerciais se torna um desafio para os gestores. Para chamar a atenção do público, é necessário utilizar a criatividade — e as datas comemorativas podem contribuir muito nesse sentido.

Pensando em ajudá-lo, listamos 6 dicas para que você possa aproveitar as datas comemorativas para vender muito mais. Continue lendo e confira.

 

1. Crie promoções

Em datas em que se tem o costume de presentear pessoas queridas, como o Natal, a Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras, uma boa ideia é criar promoções.

Deve-se ter o cuidado, no entanto, de planejar a promoção com antecedência, pensando se o estoque está pronto, quais serão as regras da promoção etc. Também é preciso ficar de olho na concorrência para saber se a sua promoção realmente é relevante, pois podem haver preços mais baixos em outros estabelecimentos.

2. Faça decorações personalizadas

Crie cenários e vitrines personalizadas para as datas comemorativas. Isso chama a atenção das pessoas que passam pela sua loja e desperta a curiosidade para que entrem no estabelecimento e comprem produtos.

Na decoração, podem ser utilizados elementos que marquem a data, como objetos masculinos para o Dia dos Pais, corações para o Dia dos Namorados e para o Dia das Mães etc. Use e abuse da sua criatividade nesse momento.

3. Fique de olho em datas comemorativas pouco trabalhadas

Existem datas como o Dia do Amigo e o Dia dos Avós, por exemplo, que pouco são exploradas pelos estabelecimentos comerciais. Isso pode ser um ponto a seu favor, uma vez que terá baixa concorrência e as pessoas que estiverem buscando presentear seus entes queridos nessa data, terão menos opções de local para comprar.

É possível também planejar datas como o Dia da Secretária, Dia do Professor, Dia do Médico e diversas outras comemorações que homenageiam profissões para criar promoções exclusivas para as categorias.

4. Contrate mão de obra temporária

É comum que em algumas datas comemorativas, a demanda do seu estabelecimento cresça muito. É por isso que contratar mão de obra temporária pode ser uma alternativa interessante para não sobrecarregar seus funcionários e também para não prejudicar o atendimento aos seus clientes.

Vale lembrar que, além de contratar, é necessário realizar treinamento para que os colaboradores temporários consigam desempenhar as funções tão bem quanto os funcionários regulares.

5. Invista nos ambientes on-line

Hoje, as empresas que não estão presentes na internet acabam saindo prejudicadas, pois as pessoas dedicam muito tempo navegando nas redes sociais, por exemplo.

É por isso que todas as dicas anteriores também devem ser trabalhadas nos ambientes on-line. Personalize seu site, e-commerce e as peças gráficas do seu Facebook, e demais redes sociais, para comemorar as datas festivas, também reforce o time que responde as mensagens recebidas inbox e crie promoções para os seus seguidores.

6. Faça uma análise do comportamento de compra dos consumidores

Por meio de um sistema de gestão empresarial você pode fazer estimativas, análises de costumes de vendas e projetar melhor como vender mais para seus clientes.

Além disso, com essas análises é possível trabalhar com sua base de clientes cadastrados na sua ferramenta de e-mail marketing, enviado mensagens em datas comemorativas e oferecendo algumas vantagens.

Com essas dicas certamente você vai conseguir fazer um bom planejamento e vender bem mais trabalhando as datas comemorativas de forma adequada. E se você tiver mais dicas para nossos leitores ou tiver dúvidas sobre o conteúdo apresentado, entre em contato conosco!