fbpx

5 sinais de que a sua empresa está saudável financeiramente

Todo e qualquer empreendimento, independentemente do seu ramo de atuação, tem como objetivo principal obter resultados positivos em sua gestão empresarial.

O cenário atual de crise financeira pode parecer um empecilho para tal finalidade, mas com as práticas certas, é possível que diretores e gestores administrem suas empresas com sucesso mesmo em um contexto desfavorável.

Uma empresa saudável financeiramente possui indicadores que precisam ser conhecidos e identificados. No post de hoje, listamos 5 desses sinais. Siga a leitura e aproveite!

1. Capital de giro disponível

Capital de giro é o termo utilizado para a determinação dos recursos disponíveis dentro de uma empresa para realizar suas atividades. Esse dinheiro é usado, por exemplo, na reposição de estoques, pagamento de folhas salariais, de impostos e aquisição de novas tecnologias. Em outras palavras, o capital de giro é responsável pelo funcionamento de um empreendimento.

Alguns profissionais têm dificuldade ao determinar qual é o montante necessário de recursos financeiros para que todos os processos empresariais ocorram corretamente, acarretando em dívidas e problemas gerenciais. Ressalta-se que a existência de um fluxo de caixa eficiente pode contribuir positivamente nas entradas e saídas de sua empresa.

Desse modo, uma empresa saudável financeiramente é aquela que possui capital de giro disponível para suprir tais necessidades.

2. Boa lucratividade

O desejo de todo gestor é aumentar os lucros e minimizar os custos, mas essa situação não ocorre em todas as gestões financeiras. A existência de um plano de negócios eficiente e preparado para encarar todas as possíveis situações pode ser o caminho para o sucesso empresarial.

A obtenção de lucros é o principal indicador de uma empresa saudável financeiramente: com ele, é possível comprovar que tudo ocorreu como planejado.

É importante lembrar que, em algumas situações, ter um lucro máximo não é necessariamente obter o melhor resultado. Os profissionais responsáveis pela gestão precisam determinar o melhor valor para essa margem de lucro, considerando sempre os valores de suas empresas e a sazonalidade do mercado econômico.

3. Alto ticket Médio

Ticket médio é o valor que os clientes gastam, em média, ao realizar uma compra em seu estabelecimento. Ele é calculado dividindo-se o número de vendas pelo número de clientes que as geraram em um determinado período de tempo. Dessa forma, quanto maior for seu valor, maior será a quantidade de entrada de capital em sua empresa.

Portanto, analisando corretamente as variações mensais e anuais de tickets médio, é possível determinar como andam as vendas da sua empresa.

4. Empenho no cumprimento de metas

A definição de metas e valores a serem atingidos é um fator motivacional que muitos profissionais do ramo empresarial utilizam para otimizar suas gestões. O não cumprimento destas indica que algo de errado ocorreu durante os processos de planejamento ou de produção. Por isso, um bom diretor sempre estabelecerá objetivos que todos possam cumprir e que condizem com a realidade e cultura de sua empresa.

A obtenção dos resultados esperados mostra que a gestão vigente conseguiu realizar tudo o que planejou. Não desanime caso algo não ocorra como esperado: esteja sempre preparado para encontrar pontos positivos e negativos e descubra uma forma de aprimorá-los!

5. Investimento na satisfação do cliente

Apesar de não ser um fator mensurável numericamente, a satisfação do cliente é crucial no desempenho econômico de uma empresa.

Todas as ações e planejamentos empresariais visam atender às necessidades de seus clientes. Se ele estão satisfeitos com a qualidade e o tipo dos serviços prestados, conclui-se que todas essas operações foram bem executadas. Vale ressaltar que um cliente contente sempre retorna e faz indicações, alimentando novamente o processo de compra e aquisição de produtos.

Crie maneiras de dialogar com seus compradores e deixe bem claro que sua opinião é de extrema relevância para sua empresa. Ao receber esse feedback, esteja preparado para analisar críticas e elogios tendo em vista a melhoria de sua estrutura empresarial.

No post de hoje, você ficou por dentro de 5 indicadores de uma empresa saudável financeiramente. Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter para aprender mais sobre o assunto!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ