fbpx

Por que implantar um sistema de gestão empresarial?

Diante de tantas oportunidades para otimizar os processos da empresa, o sistema de gestão empresarial representa uma ferramenta crucial e indispensável. Muitos gestores ainda controlam seus negócios de forma manual e encontram grandes dificuldades de gerenciamento. Desperdício de tempo e outros recursos, falhas humanas nos processos gerenciais e operacionais, pouca confiabilidade dos dados coletados e outros problemas são comuns.

Com um software de gestão empresarial, por outro lado, a empresa resolverá todos esses problemas, abrirá espaço para o crescimento sustentável e, de quebra, poderá desenvolver um diferencial competitivo forte diante da concorrência.

Conheça agora alguns dos principais motivos para implantar um sistema de gestão empresarial:

1. Melhora a gestão financeira

As planilhas eletrônicas são boas ferramentas de gestão financeira, mas deixam a desejar em alguns quesitos como a segurança dos dados, compartilhamento das informações e automatização de tarefas.

Nesse caso, o sistema de gestão empresarial pode contribuir para aumentar o controle do fluxo de caixa, realizar projeções mais realistas de receitas e despesas futuras, promover a redução do índice de endividamento da empresa e garantir o crescimento da taxa de rentabilidade do negócio.

2. Aumenta o controle de estoque

Muitas empresas também utilizam as planilhas para gerenciarem seus estoques de produtos e serviços. A prática pode conter muitas falhas, ser cansativa e desperdiçar um tempo valioso dos gestores e colaboradores.

Esse cenário pode ser modificado com a implantação de um sistema de gestão empresarial. Os processos se tornam automatizados e as compras podem ser programadas mediante a indicação da demanda exata de cada produto ou serviço em todas as épocas.

Além disso, o sistema pode ajudar a realizar projeções mais precisas e indicar os melhores fornecedores para as compras. O estoque terá maior giro, reduzindo o índice de produtos e serviços encalhados.

3. Reforça a estratégia de vendas

Outra vantagem de adotar um sistema de gestão empresarial é a possibilidade de obter maior controle sobre os dados dos clientes.

A equipe de vendas pode identificar padrões de compra e antecipar as demandas dos consumidores oferecendo os produtos e serviços certos no momento exato. Essa é uma forma de tornar a equipe de vendas mais eficiente.

4. Integra as informações entre os setores

Alguns setores da empresa precisam compartilhar dos mesmos dados para executarem corretamente as suas atividades. Bons exemplos são os departamentos de finanças e contabilidade, vendas e marketing, etc.

Para evitar a troca de informações manuais, o sistema de gestão empresarial garante o acesso aos dados por meio de um banco de dados único, a qualquer momento e pelos profissionais devidamente autorizados.

Essa integração entre os setores agrega maior confiabilidade aos dados e reduz a desconformidade na hora de gerar relatórios, por exemplo.

5. Otimiza os processos produtivos

A produção também pode ser totalmente otimizada com a adoção de um sistema de gestão empresarial. Considerando que a maioria das tarefas serão automatizadas, os processos serão revistos e redesenhados para garantir a máxima eficiência.

Isso inclui a otimização do uso de recursos como matéria prima, tempo, mão de obra qualificada, equipamentos, etc. Ou seja, a empresa poderá fazer mais com menos, em menos tempo e com mais qualidade.

Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de gestão empresarial, não deixe essa ideia apenas na teoria. Aproveite para começar hoje mesmo um plano de otimização do seu negócio.

Essa informação foi válida para você? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude também os seus amigos com boas ideias!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ