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As 5 melhores dicas de como fidelizar clientes no atacado

Para permanecer competitivo em um mercado atacadista cada vez mais acirrado, tão essencial quanto captar novos clientes é a necessidade de o empreendedor saber como fidelizá-los a seu negócio. Serão os clientes fiéis que garantirão um bom fluxo de caixa mesmo em tempos de pouco crescimento percentual de novos consumidores.

Por isso, no texto de hoje daremos foco total ao cliente. Confira abaixo cinco dicas de como fidelizar clientes no atacado!

1. Conheça seu cliente

O processo de fidelização do cliente tem como primeiro passo conhecer o perfil do consumidor, saber quais são seus hábitos de compra, seus anseios, sua expectativa em relação à qualidade de um produto, o valor que está disposto a pagar, o seu gosto por determinadas cores e estilos, etc.

Fazer um atendimento direcionado ao que o cliente deseja fará com que ele fique mais satisfeito e, consequentemente, mais disposto a fazer novos negócios. Dessa forma, opte por fazer uma breve análise do mercado consumidor, observe o que está sendo mais vendido e o que pode se tornar uma nova tendência de mercado.

2. Tenha um atendimento diferenciado

É bem comum encontrarmos dezenas de atacadistas que oferecem as mesmas marcas e modelos de produtos, muitas vezes com preço bastante parecido. Diante desse quadro, o que vai fazer o cliente ser fiel a uma determinada empresa será o atendimento que receberá.

Algumas orientações simples garantem grandes diferenciais no processo de fidelização:

  • Procure se colocar no lugar do cliente para atendê-lo da mesma forma que gostaria de ser atendido;
  • Qualifique sua equipe e busque obter total conhecimento dos produtos que comercializa, a fim de evitar repassar informações distorcidas;
  • Mantenha o foco, evite distrações na hora de prestar o atendimento ao cliente;
  • Gerencie bem a sua empresa para mantê-la organizada em todas as áreas: sistemas informatizados são fortes aliados na gestão administrativa do empreendedor.

Seguindo esses passos você vai gerar inúmeros clientes satisfeitos, ótimos propagadores do seu negócio.

3. Crie programas de fidelização

Por que não tratar de forma especial os seus clientes mais frequentes? Esse é o objetivo dos programas de fidelização. Um bom exemplo é a criação de um banco de dados de clientes em que se pode atribuir pontos para quem comprar determinados produtos, sendo que os pontos acumulados poderiam servir para que os clientes adquirissem brindes ou descontos de sua empresa.

4. Ofereça múltiplos canais de atendimento

A tecnologia transformou a forma de comunicação entre empresas e consumidores. Se antigamente o atendimento se dava basicamente de forma pessoal ou por telefone, hoje podemos incluir o e-mail, sites e redes sociais no rol de ferramentas de contato.

O empresário deve acompanhar os avanços do mundo digital: investir em mais canais de atendimento gera mais comodidade, proximidade e sentimento de segurança no relacionamento com o cliente.

5. Capriche no pós-atendimento

Não há como fidelizar clientes sem um pós-venda bem-feito. A venda inicial é só a primeira parte do processo de fidelização, sendo assim, cumpra o que prometeu (prazo de garantia e de troca), seja receptivo quando receber alguma reclamação e trabalhe com agilidade para apresentar soluções a problemas que vierem a surgir.

Nunca se esqueça de que a maior riqueza do seu negócio são os seus clientes. Cuide bem deles e, assim, você estará cuidando do futuro da sua empresa atacadista.

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