Os períodos de sazonalidade das vendas podem parecer um perigo para algumas empresas. Mas a verdade é que se você souber como trabalhar da melhor forma possível, é uma maneira de aumentar as vendas e limpar o estoque todos aqueles produtos que já estão fazendo aniversário na prateleira.
Quer aprender a criar campanhas de sazonalidade para aumentar o faturamento? Separamos algumas dicas para você!
Analisando a sazonalidade das vendas de acordo com o seu mercado
Para aproveitar a sazonalidade das vendas e aumentar o faturamento da empresa, é preciso identificar, antes de tudo, como a sazonalidade funciona para o seu mercado: em quais momentos do ano ela é mais trabalhada? Seu público consome mais produtos em datas comemorativas ou em momentos específicos do ano?
Tudo isso o ajudará a guiar uma boa campanha para melhorar a lucratividade e levar benefícios reais aos seus clientes e prospects.
Como planejar campanhas sazonais para aumentar as vendas?
O planejamento é fundamental para que a sua campanha dê certo. Muitos empresários aguardam ansiosamente os momentos sazonais pois é a hora em que as vendas se elevam e o “ano de trabalho” se paga.
Para ter resultados tão satisfatórios quanto esses, é preciso se atentar a alguns passos primordiais:
Analisando os números da empresa
Um dos pontos mais importantes antes de lançar uma campanha sazonal para conseguir vender mais e renovar o estoque é a análise dos números da empresa. Negócios que estão começando a investir nesse tipo de estratégia acabam cometendo o erro de dar descontos sem considerar o faturamento. No fim das contas, o que era para ser uma ação de aumento do caixa se torna um verdadeiro prejuízo.
Por isso, antes de criar uma estratégia para campanhas sazonais, é fundamental identificar qual o desconto que você consegue dar para seus clientes, se o frete grátis é uma boa estratégia e se isso tudo impactará negativamente nos seus números ou não.
Criando promoções que façam sentido para os seus clientes
É fundamental conhecer o seu público antes de criar promoções desenfreadamente. A que tipo de desconto ou vantagem o seu público é sensível? O que eles realmente avaliam quando vão comprar um produto ou aproveitar uma promoção?
Faça uma pesquisa e analise, principalmente, a concorrência: o que eles têm feito? Tem dado resultado? Se sim, por quê? Se não, o que estão fazendo de errado?
Trabalhando o ponto de venda
No caso de empresas de loja física, uma das estratégias mais legais para aproveitar a sazonalidade das vendas é o investimento no PDV. Nesse caso, você precisa se lembrar que a vitrine é o primeiro contato dos possíveis clientes com a sua loja e, por isso, ela precisa estar atrativa.
Celebre a sazonalidade na sua vitrine, levando elementos que chamarão a atenção do seu público, seja por meio do bom posicionamento de produtos ou de adesivos e elementos que reforcem a ideia de desconto e promoções que estão acontecendo no interior da loja.
Trabalhando as lojas online
No caso das lojas virtuais, a sazonalidade tem tido destaque e são os momentos mais esperados do ano pelos empresários. Invista em promoções que englobem o frete grátis, principalmente. O grande abandono de carrinhos muitas vezes se dá por valores abusivos na hora de escolher a forma de envio. Como as lojas online têm um custo bem mais baixo de manutenção — se compararmos com as lojas físicas —, os descontos mais vantajosos passam a ser possíveis.
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