O treinamento é uma ferramenta de capacitação dos funcionários que afeta de forma direta o rendimento, a rotatividade e a motivação da equipe. Todo o processo deve passar por um planejamento e análise das necessidades da empresa antes de ser colocado em prática.

Quando bem realizado, o treinamento reduz os gastos da organização e resulta em um diferencial competitivo muito importante. Mas qual é o melhor momento de treinar a sua equipe? Quais são os pontos que você deve observar?

Para esclarecer suas dúvidas, separamos algumas situações que podem acontecer em todas as empresas e podem ser resolvidas com o treinamento. Confira!

Aumento de reclamações dos clientes

Se o desempenho dos seus colaboradores está afetando a satisfação dos clientes e, para piorar, está resultando em reclamações, você deve treinar sua equipe imediatamente. Quando o gestor é omisso às manifestações dos consumidores, a empresa acaba perdendo vendas de maneira considerável, e, quanto mais demora para reagir, mais difícil se torna o trabalho de recuperação de clientes e da marca.

Para conseguir acertar no treinamento realizado, é fundamental que o gestor faça um levantamento das reclamações e identifique em quais pontos sua equipe precisa melhorar.

Produtividade em queda

A produtividade representa a capacidade e o empenho dos colaboradores ao executar suas atividades dentro dos padrões de qualidade da organização. Quanto menor o tempo gasto, melhor para a produção e para a lucratividade da empresa.

Dessa maneira, para impedir que sua empresa sofra perdas significativas, o gestor deve agir diante das oportunidades encontradas. A queda da produtividade está, na maioria das vezes, ligada à motivação e habilidades dos colaboradores. Quanto mais treinada sua equipe, maior a capacitação para executar as funções de maneira eficiente.

Rotatividade alta

O alto turnover demonstra a insatisfação dos funcionários em relação à empresa e também o descontentamento dos gestores em relação à sua equipe. Nesses momentos, é importante treinar o time para tornar os colaboradores mais capacitados na visão dos gestores e para melhorar os resultados da empresa.

A capacitação também melhora a motivação dos funcionários, pois eles se sentem valorizados pela organização e conseguem desempenhar o trabalho de maneira mais fácil.

Entrada de novos equipamentos e processos

Você já passou pela experiência de investir em novos equipamentos e criar novos processos para sua empresa, mas não conseguiu gerar o crescimento e os resultados esperados? Esse fracasso está atrelado à falta de preparo da sua equipe para lidar com as novas tecnologias.

Além dos resultados, o treinamento é fundamental para garantir o bom uso dos equipamentos, pois o uso incorreto pode causar o estrago dos aparelhos, mais despesas para a empresa e atraso na produção.

Reforço das normas de segurança

Toda vez que houver mudanças nas normas de segurança da empresa, dedique um tempo para atualizar sua equipe. Os acidentes causados pela falta de treinamento geram diversos problemas para a empresa e, por isso, os gestores devem agir de maneira preventiva.

Entendeu qual a importância de saber o momento certo para treinar a sua equipe? Que tal continuar se atualizando para melhorar a sua gestão? Confira agora o artigo sobre sistema de gestão empresarial que separamos para você!