Para fazer um negócio crescer é preciso investir. Esta aplicação de recursos pode ocorrer na captação de profissionais, desenvolvimento de produtos, compra de equipamentos, etc.

Porém, para sustentar e garantir o crescimento, é necessário obter um retorno sobre o investimento. Você sabe identificar quais foram as apostas de sua empresa que geraram o resultado esperado? Sabe como calcular o ROI?

A gente te ensina aqui!

O que é ROI?

O retorno sobre investimento ou ROI, abreviação de return on investment, é um dos indicativos econômicos mais importantes do mundo dos negócios. Ele calcula o resultado que um negócio obteve a partir da aplicação de recursos. 

Essa métrica mostra ao investidor qual foi o valor ganho ou perdido diante de uma quantia aplicada. Ele pode se referir a uma campanha de marketing, à compra de um novo equipamento ou um projeto de pesquisa tecnológica.

Qual é a importância do ROI? 

Quando um investimento é feito, ele precisa ser avaliado. Dessa análise depende a sua continuidade ou suspensão. Quando ela não ocorre, ela pode consumir recursos da empresa indevidamente, comprometendo a saúde financeira

Imagine que um fabricante de calçados focado no público jovem e adolescente decidiu fazer uma campanha de marketing e publicou anúncios em revistas de moda. 

Esses anúncios consomem recursos da empresa, tanto para a produção quanto veiculação, certo? Porém, como saber se eles devem continuar com esse tipo de publicidade?

A resposta está no ROI. Através dele, a empresa vai saber quanto lucrou a partir daqueles anúncios. Suas vendas aumentaram? Foi um aumento significativo que cobriu os custos e ainda gerou lucro? 

Caso a resposta seja afirmativa, a empresa continua com o investimento. Porém, se o retorno for negativo, é preciso reavaliar: este é o veículo certo para atingir o público jovem? A linguagem foi adequada? 

Neste exemplo, provavelmente, a solução seria deixar de investir em mídias tradicionais e apostar em veículos mais utilizados por jovens e adolescentes, como blogs e outras mídias sociais. 

Então, esta métrica determina onde o empresário deve aplicar recursos para obter o retorno esperado. 

Quais informações posso obter a partir do ROI? 

O cálculo do ROI permite ao empresário:

  • Avaliar o impacto de ações, iniciativas e investimentos para a obtenção dos resultados;
  • Estimar um prazo mais realista para um retorno dos investimentos realizados e a curva de resposta de cada um;
  • Fundamentar decisões em dados que mostram os resultados de cada ação;
  • Planejar metas com base em resultados possíveis;
  • Promover ações eficientes conquistar novos clientes e aumentar os lucros da empresa. 

Como calcular o ROI?

A fórmula para o cálculo do ROI é bastante simples:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento 

Os resultados podem ser interpretados da seguinte forma: 

  • O retorno é positivo quando o resultado é superior a 1: isso significa que a empresa ganhou mais do que gastou. Quanto maior for o número, melhor é o retorno;
  • O retorno é satisfatório quando o resultado é igual a 1: neste caso, a empresa não ganhou mais do que o valor que aplicou, mas também não ficou no prejuízo;
  • O retorno é insatisfatório quando o resultado é menor que um: quando isso acontece, a empresa fez um investimento e o retorno não foi suficiente nem mesmo para pagá-lo. Ou seja, houve prejuízo.

Para expressar esta relação em porcentagem, é preciso multiplicar o resultado por 100. 

Vamos à prática?

Imagine que aquela empresa de calçados investiu R$ 50.000,00 em sua propaganda e, como resultado, obteve R$ 150.000, em vendas. 

O cálculo, portanto, seria ROI = (150.000 – 50.000) / 50.000 = 2

Neste caso, podemos dizer que é uma relação favorável e que a empresa teve um excelente retorno em relação ao seu investimento. 

É importante lembrar que tanto o valor do investimento quanto do retorno deve incluir todo o dinheiro empregado ou recebido durante o processo. Considerar todas as despesas e todas as receitas é o que garante precisão ao cálculo!

Entendeu como calcular o ROI? Viu como ele útil para determinar as melhores opções de investimento? Quer conhecer outras formas de aumentar a lucratividade de seu negócio? Então você vai gostar de saber como as etiquetas inteligentes geram economia.

Corra no nosso blog e confira!