Cada vez mais as empresas vêm mudando hábitos organizacionais e optando por sistemas de gestão integrados. Esses softwares têm obtido ótimos resultados e melhorado o saldo final de muitos negócios, mas você sabe o que isso pode proporcionar? Confira!
Os benefícios de um sistema de gestão
O ERP (Enterprise Resource Planning), ou em português Sistema de Gestão Integrada (SIG) é um software para a organização dos processos de sua empresa, ele permite uma melhor comunicação entre as áreas e setores. Este tipo de sistema é o mais utilizado para organização das empresas.
O sistema de gestão integrado oferece, inicialmente, um diagnóstico das principais necessidades da sua empresa. Ele vai lhe ajudar a implementar novas metodologias específicas na empresa, como cortes que precisam ser feitos, alterações em métricas e indicadores, trabalhos que precisam ser reorganizados, portanto, acompanhando o crescimento esperado do seu negócio.
Informação na ponta dos dedos
Quando temos o sistema funcionando e todos os setores atualizando seus dados periodicamente, ele gera relatórios sobre todo o funcionamento da empresa para qualquer pessoa com autorização. Com isso, é possível, que o setor de vendas saiba como o estoque de um determinado produto se encontra, o setor de logística saiba sobre atrasos em certa carga, por exemplo.
Esses são apenas exemplos, pois a empresa poderá saber exatamente o andamento de todo o conjunto do negócio, além de ver métricas de qualidade e desempenho individual de setores, departamentos ou funcionários, tornando mais fácil a tomada de decisões em todas as esferas.
Otimização dos processos
O sistema de gerenciamento integrado poderá lhe ajudar a entender com clareza a padronização dos processos. Por meio de uma divisão das tarefas, em que o status será atualizado a cada passo completado, você terá seus funcionários cumprindo as etapas e permitindo uma análise eficiente do desempenho de cada projeto.
Redução do estoque
Quem trabalha com mercadorias que necessitam de estoque sabe que para haver o lucro esperado, essa mercadoria deve ser movida o mais rápido possível. Muitas vezes, isso não acontece por falta de informação dos setores, porém, o sistema integrado faz as análises desses produtos e ajuda a controlar a gestão de todo seu estoque para maximizar o seu ganho. Ele oferece informações como relatórios de compras e vendas e ajuda a otimizar lucros e reduzir prejuízos.
O sistema também vai ajudar seus funcionários a prever quando será necessário investimento em renovação de estoque ou quando será a hora de fazer uma ação para venda de produtos que estão há muito tempo parados.
Processos de decisão mais rápidos e assertivos
A tomada de decisão em um mercado competitivo como o atual deve ser rápida e livre de erros. O sistema de gestão integrado não apenas lhe dará relatórios sobre demanda, mas ajudará a apontar indicadores relevantes, criando agilidade na análise e diagnóstico dos setores. Isso vai te ajudar a tomar as decisões necessárias em cada etapa do seu negócio, melhorando resultados e tornando sua empresa mais competitiva.
Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!