Administrar a compra de materiais para confecção de roupas pode ser um grande desafio, principalmente se é você quem precisa liderar a equipe, cuidar da gestão financeira, ficar de olho no estoque e dar conta de inúmeras reuniões.

Felizmente, hoje é possível buscar alternativas e encontrar soluções inovadoras para minimizar qualquer tipo de problema e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade da empresa.

Sabendo disso, listamos aqui as melhores dicas para ajudar você a gerenciar a compra de materiais na sua empresa sem complicações! Acompanhe!

1. Cadastre todos os fornecedores

No registro de cadastro dos fornecedores, reúna informações como nome, telefone, endereço, e-mail, WhatsApp, formas de entrega, condições de pagamento, prazos de entrega, entre outros. Dê prioridade aos fornecedores mais confiáveis e elabore contratos mais duradouros com eles.

2. Tenha sempre um plano B para a compra de materiais

Você recebeu uma encomenda, mas o fornecedor teve um problema com o transporte e o material não tem previsão para chegar. O que fazer? Cadastre o contato de outros fornecedores além daqueles que você tem, para que problemas como esses possam ser resolvidos sem maiores dores de cabeça.

3. Faça uma previsão de vendas

Para que o seu planejamento de compras seja eficaz, primeiro é preciso fazer uma previsão das vendas. Essa informação é importante para que a compra não seja feita aleatoriamente, como um tiro no escuro. Leve em consideração fatos como demanda, sazonalidade das vendas, entre outros.

4. Planeje os pedidos com antecedência

Enquanto o fornecedor está na sua frente anotando os pedidos, sua atenção pode ser desviada para resolver outra situação ou falar ao celular. Com um planejamento da quantidade de materiais necessária para você trabalhar em mãos, é possível evitar erros e prejuízos que comprometem os recursos, além da reputação da empresa.

5. Monitore o seu estoque

O controle de estoque é um processo fundamental no sucesso de compra e venda de produtos. Você sabe exatamente quantos e quais os materiais têm disponível no estoque? Ficar por dentro dessas informações permite saber o que, como e quanto comprar sem desperdício dos recursos financeiros ou falta de matéria-prima.

6. Invista em software de gestão

Se você ainda não está aproveitando os benefícios da tecnologia para gerir a sua empresa de confecção, isso significa que todas as responsabilidades do seu negócio estão pesando sobre suas costas.

Hoje, é possível gerenciar desde o planejamento de produção ao acompanhamento do produto: entrada, armazenamento e distribuição. Tudo por meio de softwares inteligentes, que funcionam com processos integrados.

7. Treine a sua equipe

O sucesso de um negócio depende também da qualificação da equipe. Por isso, mantenha seus colaboradores sempre atualizados quanto aos processos da empresa e às novas tecnologias. É importante também oferecer palestras motivacionais, para garantir que o grupo trabalhe com entusiasmo.

Como você percebeu, disciplina e organização são essenciais para fazer uma compra de materiais bem-sucedida. Além disso, buscar soluções inteligentes é uma forma de produzir mais e melhor, pois os benefícios são inúmeros.

E você, gostou das nossas dicas? Quer receber mais conteúdo como esse? Curta a nossa fanpage no Facebook ou siga-nos no Twitter ou Linkedin!