O investimento em sistemas de Business Intelligence especialmente desenhado para empresas do ramo de moda tem ganhado força nos últimos anos. Adotando essa tecnologia, confecções de vestuário, calçados e acessórios, conseguem avaliar com precisão a situação de seus negócios, e assim, criam rotinas e estratégias de alto impacto e retorno financeiro.

Empresas deste segmento tem características próprias que, majoritariamente, são desconhecidas por aplicativos comuns de Business Intelligence. Somente um aplicativo especialista, que realmente conheça esta dinâmica, pode dar as respostas necessárias. As confecções se reinventam a cada coleção, estação ou tendência. As análises dos dados devem considerar todas estas nuances, somente assim, teremos as respostas corretas.

Quer saber como o investimento em uma solução de Business Intelligence especializado em moda impacta a sua confecção? Então confira nosso post de hoje!

 

1. Informações estratégicas mais precisas

Cada vez mais a análise de informações estratégias e o conhecimento do mercado se torna crucial para que as confecções lancem suas coleções com segurança e causem o impacto desejado.

Nesse sentido, o Business Intelligence destaca por facilitar a utilização de um grande número de registros no processo de compreensão do mercado e dos fatores que impactam nas receitas da empresa. Integrando o Business Intelligence ao seu dia a dia, a empresa consegue utilizar um número maior de registros para obter insights sobre o mercado.

Informações estruturadas e não estruturadas serão alinhadas no mesmo ambiente e, com o auxílio de ferramentas de visualização eficazes – como painéis, quadros e gráficos – analistas podem identificar e prever várias tendências, tornando as estratégias de médio e longo prazo precisas e lucrativas.

2. Facilidade em prever tendências 

Uma das poucas certezas do mundo da moda é que, além de ser muito competitivo, as tendências modificam-se rapidamente. E para manter-se atraente para consumidores, empresas do ramo precisam estar por dentro das últimas novidades do mercado e, sempre que possível, adiantar-se aos seus concorrentes.

Com o investimento em ferramentas de Business Intelligence específicas para confecções, empresas da área conseguem obter mais informações para realizar seus lançamentos de forma mais assertiva.

Analistas serão capazes de antecipar pedidos, calcular insumos, dimensionar compras e acompanhar os prazos de produção que irão garantir as entregas das coleções baseadas nas necessidades do mercado.

O retorno obtido em cada temporada será maximizado com uma empresa competitiva e voltada às tendências do setor.

3. Alta capacidade de reduzir desperdícios

Gestores que atuam no ramo das confecções tem a otimização do processo produtivo como uma das suas maiores preocupações.

Para auxiliar a companhia a ter uma cadeia produtiva mais eficaz e econômica, o BI tem papel muito importante, prevenindo e rastreando gargalos produção que levam ao mau dimensionamento de recursos, falta de padronização e perdas.

As ferramentas de Business Intelligence para confecções permitem que profissionais rastreiem a quantidade de material que é perdida em cada etapa do processo de produção, atrasos na entrega, falhas de estoque e demais fatores que encarecem o valor final de um produto.

Assim, gestores conseguirão desenvolver rotinas de trabalho capazes de aproveitar melhor os recursos disponíveis em sua cadeia produtiva.

4. Reduzir custos operacionais

Uma cadeia operacional com custo reduzido permite que a confecção mantenha-se competitiva independente do cenário econômico.

Por ser esse um mercado em que os despesas e custos operacionais variam sazonalmente, o planejamento estratégico tem papel fundamental para auxiliar a empresa a ter um orçamento enxuto e um estoque de matérias primas adequado para atender às demandas do mercado.

Com ferramentas de Business Intelligence para confecções, analistas combinarão um grande número de informações para indicar o melhor momento de comprar determinada matéria prima e iniciar a produção.

A análise da situação em tempo real contextualizada ao mercado é mais eficaz, indica os alinhamentos e reduz as chances da confecção adquirir mercadorias que não serão utilizadas ou que terão baixa saída.

Gostou do nosso post e quer saber como o Business Intelligence pode ser aplicado no seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer!

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