A gestão de estoques envolve uma série de processos que visam garantir a disponibilidade de produtos de uma determinada marca, linha de produtos ou categoria de bens, assegurando a competitividade de mercado entre os concorrentes e suprindo a demanda dos consumidores. Quando essa gestão de itens é eficiente e está apoiada por sistemas consistentes e confiáveis, agilizamos o atendimento no PDV, aumentamos a satisfação dos clientes e geramos mais vendas. A gestão de estoques deve ser feita minuciosamente de forma a proporcionar agilidade, maior controle sobre o inventário, otimizar os ganhos e sempre baseada de acordo com o comportamento do consumidor.
Vantagens de uma gestão de estoque eficiente
A correta administração da gestão de estoques promove inúmeros benefícios para uma empresa. Estoque positivo, aumento de vendas, cumprimento de prazos de entrega, maior controle na movimentação de mercadorias, agilidade no atendimento, ganhos de produtividade, otimização dos recursos e satisfação dos clientes são algumas das vantagens mais comuns. Um empresário tem consciência de que, quando se está à frente de um negócio, está exposto a riscos. Por isso é tão importante estar preparado e contar com ferramentas de gestão eficientes que aumentam exponencialmente seus resultados.
Como o ERP pode contribuir para a correta administração de seu estoque?
Todos sabem que o gestor de uma loja precisa controlar a quantidade de itens em seu ponto de venda, além de manter o estoque de acordo com o comportamento de seus clientes. Antecipar-se às sazonalidades e preparar-se para atender o aumento de demanda durante promoções também são obrigações do gestor. Mas fazer tudo isso com base em planilhas e anotações, além de ser mais trabalhoso não é seguro, portanto, o ERP deve projetar as reposições de estoques para que corresponda com a demanda de cada loja, seja por giro ou estoques mínimos prevenindo exageros, capital ocioso e sobras excessivas. Uma boa gestão de estoques evita custos desnecessários, mantém o giro de capital da empresa e a competitividade de mercado entre os concorrentes.
A falta de gestão de estoques na prática.
O mercado sempre aquece em épocas de festas, por isso será fácil visualizar um exemplo prático. Digamos que você tem um comércio de roupas, acessórios etc. Em épocas de festas, há um aumento nas vendas e consequente na movimentação dos estoques. Suponhamos que, na correria das vendas, os funcionários responsáveis pelo controle de estoque não tenham registrado com exatidão o fluxo de saída e entrada de uma série de produtos.
Antes do “boom” das vendas, sua loja possuía 100 vestidos pretos no estoque, e no seu sistema de controle essa informação estava registrada da mesma forma. Acontece que, durante a loucura das vendas, seus funcionários venderam 500 vestidos de variadas cores, inclusive os 100 pretos, mas por falta de atenção na hora de passar as vendas, registraram cores ou até mesmo produtos diferentes indevidamente.
Durante ou após as épocas de festas aumentam os números de trocas, principalmente quando são presentes, então digamos que um dos seus clientes comprou um vestido rosa para a esposa, mas ela queria um preto, e por isso eles vão à sua loja trocar o produto. No momento em que ele solicita o vestido preto, seu funcionário confere o sistema local e visualiza que ainda existem algumas peças disponíveis desta cor. O vendedor vai até a prateleira, revira o estoque e não encontra as peças. Até perceber que houve um erro, sua loja já perdeu a credibilidade com este cliente.
Esta situação lhe pareceu familiar? Pense nela em uma escala muito maior, com linhas de produtos diferentes e inúmeros itens.
Os resultados de um bom planejamento de estoques é fundamental para a satisfação de seus clientes e para a saúde financeira de sua empresa.
E você, como faz o controle de estoque da sua empresa? Conte pra gente nas redes sociais!