Na hora de fazer o planejamento financeiro e o plano de gestão da empresa, é comum pensar em potencial de faturamento, despesas de manutenção e até mesmo no bom relacionamento com os clientes. Mas um fator essencial para o sucesso do negócio é a seleção de fornecedores: eles exercem uma influência considerável sobre a empresa, e por isso devem ser escolhidos através de critérios que vão muito além do custo.
Aliás, focar apenas no preço das mercadorias e produtos é um dos maiores erros de empresários e gestores. O aspecto comercial realmente é de grande importância no relacionamento corporativo, mas existem outras questões que devem ser abordadas ao decidir como escolher os fornecedores.
Visando ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas dicas para não errar na escolha e garantir bons negócios. Confira o que observar ao escolher os fornecedores:
Avalie a qualidade da matéria-prima e produtos
A qualidade dos materiais é essencial para a eficiência do processo de produção e para a qualidade do produto final. Esse fator muitas vezes torna-se mais importante do que o próprio custo, pois influencia na aceitação do produto pelos clientes, na imagem da empresa e até mesmo no valor final das mercadorias comercializadas.
Fique atento aos prazos de entrega
A negociação dos prazos de entrega é um aspecto importante na hora de definir como escolher os fornecedores. As condições de armazenamento, entrega e a flexibilidade em lidar com problemas logísticos (como temperatura, clima e dificuldades de locomoção na estrada) são critérios que afetam o controle de estoque e podem causar prejuízos para a empresa.
Fornecedores que cumprem os prazos de entrega são essenciais para manter um estoque compatível com as vendas da empresa.
Pesquise as condições de pagamento
As condições de pagamento podem ser um diferencial importante na hora de escolher o fornecedor. Parcelamentos especiais ou descontos em certas mercadorias podem representar uma economia considerável para a empresa, aumentando o lucro sem prejuízo para a qualidade, além de contribuir para o controle de fluxo de caixa.
As condições de pagamento podem variar dependendo do relacionamento entre a empresa e o fornecedor, por isso é importante manter boas práticas de mercado ao fazer a gestão de compras.
Investigue a reputação dos fornecedores no mercado
Empresas com boa reputação no mercado são aquelas que cumprem ou excedem as expectativas em relação ao material ou matéria prima comercializada: preços competitivos, condições de pagamento diferenciadas, entregas no prazo previsto e qualidade dos produtos.
Negociar com empresas confiáveis e de boa reputação diminui a possibilidade de problemas e facilita agestão de estoque.
Estabeleça uma relação de confiança
Manter uma relação de respeito e confiança com os fornecedores pode ser um diferencial para a empresa em diversos aspectos. Além de resolver rapidamente os problemas e imprevistos que podem aparecer, o bom relacionamento garante um ambiente de trabalho agradável, produtivo e eficiente.
Fornecedores de confiança investem em parcerias de longo prazo, gerando lucro e vantagens para ambas as partes.
Um bom planejamento financeiro é essencial para definir como escolher os fornecedores e garantir competitividade e qualidade para a empresa. Problemas como baixa qualidade do material, atrasos na entrega e falta de agilidade na solução de imprevistos são questões que podem afetar não somente o relacionamento com o fornecedor, mas ter um impacto no faturamento e na imagem da empresa perante seus clientes.
Quer entender melhor a relação entre o planejamento financeiro e a escolha dos fornecedores? Então vejacomo fazer seu planejamento financeiro empresarial funcionar!