fbpx

Conheça 4 vantagens de um sistema na nuvem!

A computação em nuvem é um tema tratado com recorrência, afinal, ela é cada vez mais necessária diante de tantas aplicações práticas em relação à informática — tanto pelas empresas de grande e pequeno porte, quanto pelos usuários mais modestos e que não necessitam de tantos recursos e sabe porque?

O sistema na nuvem oferece um espaço para a que as informações sejam armazenadas sem limite, e o melhor: podendo acessar a qualquer momento por meio de qualquer dispositivo e com total segurança!

Mas o que seria um sistema na nuvem? Você saberia responder como ele funciona e quais suas variadas aplicações? Nós listamos algumas vantagens para quem optar por esse sistema tão utilizado nos dias de hoje. 

Continue nos acompanhando e entenda mais sobre o assunto! 

 

O que significa sistema na nuvem?

A expressão cloud computing surgiu em 2008, ganhando muita força no meio operacional da informática. No entanto, de uns tempos para cá, passou a ser empregado de forma simplificada e traduzida — “computação nas nuvens”.

Em linhas gerais, o sistema na nuvem auxilia na portabilidade de vários arquivos de diferentes aplicações. Ou seja, ele se refere à utilização da memória e da capacidade de armazenamento de servidores e computadores interligados. Isso veio para facilitar a edição e consulta simultânea de um ou vários usuários distante geograficamente, por exemplo.

Ao optar por uma boa plataforma de sistema de nuvem é possível ficar livre de inúmeros riscos, tendo seus arquivos sempre seguros e acessíveis no momento que precisar. 

Quais as vantagens do sistema na nuvem?

1. Flexibilidade 

A flexibilidade que o sistema na nuvem oferece ao usuário é um grande diferencial. 

O sistema pode acessar qualquer página em seu computador para ter acesso a informações que estejam no seu tablet ou smartphone, sem que, necessariamente, ela precise estar instalada em tais dispositivos. O recebimento e envio de e-mails é também muito simples.

Sua mensagem fica arquivada em um servidor que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo!

2. Mais segurança

Uma das dúvidas mais comuns entre os usuários do sistema na nuvem é em relação à segurança das informações.

É possível afirmar que, a cada dia, essa segurança torna-se mais eficaz — não colocando em risco quaisquer informações sigilosas de empresas. Os sistemas de cloud computing seguem padrões internacionais, como  ISO, SSL, criptografia avançada, etc. 

3. Contenção de custos

Pagar apenas pelo que você usa é uma das grandes vantagens do sistema de nuvem. Há algum tempo, alguns sistemas eram muito onerosos para as empresas — como, por exemplo, o ERP

No sistema de nuvem, seu negócio “aluga” a capacidade de hardware que necessitar durante o período que quiser, gastando apenas com o que é estritamente necessário. 

4. Acesso à alta tecnologia

Uma empresa com poucos recursos pode não ter as condições necessárias para comprar um sistema de gestão automatizado. No entanto, com o sistema na nuvem, isso é possível.

Mesmo as empresas com condições financeiras limitadas e poucos funcionários têm acesso a determinados recursos considerados de ponta e, se não fosse por meio do cloud computing, isso seria algo mais distante de suas realidades.

E aí, gostou de nosso post? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o sistema na nuvem? Então siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos como este!
 

Baixe nosso E-book e entenda como serviços em nuvem podem ajudar sua confecção.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ