fbpx

Controle cada detalhe de seu processo de produção

Para otimizar seus negócios, é importante ter o pleno controle do processo de produção. Ajustando todos os detalhes, é possível reduzir o tempo de confecção dos produtos, minimizar perdas, controlar a qualidade e aumentar o faturamento da empresa.

Quer entender como esse controle influencia no sucesso de seu negócio? Vamos contar a você como esses “detalhes” potencializam ou impedem a sua lucratividade e por que é importante tê-los sob controle rigoroso. Acompanhe!

 

A importância de controlar o processo de produção

A produção é o coração de uma confecção, e seu bom andamento é fundamental para que os pedidos sejam atendidos no prazo estabelecido durante a negociação com o cliente. A produção deve ter sempre à disposição todos os suprimentos necessários para ocorrer sem falhas ou interrupções.

Porém, a necessidade de suprir a produção não pode levar à manutenção de um estoque excessivo. Empatar recursos com suprimentos que demoram para ser utilizados compromete o capital da empresa e a saúde financeira da confecção.

Por isso, todo esse processo precisa de gestão. Sua empresa faz isso de forma eficiente? Descubra como melhorar esse controle nos tópicos a seguir.

Fatores relacionados à gestão de produção

O controle da produção inclui vários fatores ou normas que devem ser implantadas em conjunto para obter os resultados esperados. É importante integrar:

  • Processos de produção;

  • Plano Mestre de Produção (MPS);

  • Dados de Especificação de Itens de Materiais;

  • Lista de Materiais;

  • Dados de Recursos de Produção;

  • Movimentação e Controle de Estoque;

  • Gerenciamento de Compras;

  • Planejamento de Necessidades de Materiais;

  • Controle do Chão de Fábrica;

  • Planejamento de Necessidades de Capacidade;

  • Custeio Padrão;

  • Gerenciamento e Demonstrações de Custos;

  • Planejamento de Recursos de Distribuição.

A integração de todos esses elementos promove o controle do nível executivo ao operacional e o planejamento de longo prazo a operação na linha de produção.

Controles relacionados ao processo de produção

Embora tudo em uma confecção gire em torno da produção, os processos de controle de alguns setores específicos têm um relacionamento mais estreito com a rotina de fabricação. Conheça-os:

Controle de estoque

O controle de estoque é essencial no processo produtivo. Por meio dele, garante-se o equilíbrio entre o setor de vendas, produção e financeiro.

É importante lembrar que o objetivo da gestão do estoque não é manter o depósito repleto de materiais, mas sim garantir a máxima disponibilidade do produto com menor volume de itens possível.

Um estoque lotado, seja de suprimentos ou produtos finalizados, significa que os recursos financeiros da confecção estão parados. Por isso, esse controle visa sincronizar os períodos de entrega de produtos, produção e pedidos aos fornecedores de forma inteligente.

Contudo, a linha de produção precisa ser dinâmica: o controle de processos deve oferecer uma metodologia precisa para que a produção ocorra de forma ordenada, obtendo, assim, os parâmetros para realizar relatórios e inventários.

Controle e gestão de compras

gestão de compras de uma confecção também é fundamental, e seu sucesso interfere no resultado geral da empresa. O objetivo dessa prática é garantir a otimização dos recursos para assegurar a saúde financeira do negócio. Por isso, quem coordena o estoque ou almoxarifado de uma confecção precisa visualizar facilmente todas as compras realizadas e os itens disponíveis no estoque da confecção.

É importante que o responsável por compras não tenha que conferir o estoque físico cada vez que precisar levantar a quantidade de materiais disponíveis, pois isso significaria uma perda considerável de tempo e, consequentemente, de produtividade. Ele pode ter acesso a esses dados por meio de um sistema que o ajude a verificar o nível atual de suprimentos em cada etapa da produção.  

Assim, o responsável pode comparar o planejamento de necessidades de materiais às quantidades estocadas, verificando se os suprimentos são suficientes para movimentar a produção ou se é hora de realizar pedidos aos fornecedores para a compra de materiais.

Além disso, o Planejamento de Necessidades de Materiais também é importante para a gestão de custos, pois permite obter informações sobre gestão de insumos e outros gastos.

Documentação e relatórios

Produtos não-conformes também são um grande vilão da má administração produtiva, pois os itens defeituosos geram retrabalho, gastos imprevistos e insatisfação dos clientes devido a atrasos de entrega. Por isso, é de suma importância gerar documentos especificando os produtos, como inventários e relatórios.

Com a consolidação dos departamentos e documentação em inventários e relatórios, somada à integração dos sistemas, é possível manter a produção organizada, com o índice de compras e vendas em equilíbrio, garantindo a saúde de sua empresa.

Gerenciamento da produção terceirizada

Como você pode perceber, o controle do processo de produção envolve outros setores de uma confecção. Além do manejo das atividades internas, não podemos nos esquecer que muitas confecções trabalham também com atividades terceirizadas.

Nesses casos, além de todos os aspectos que mencionamos, é preciso gerenciar envios e retornos de todas as fases. Todo o processo precisa ser realizado com uma sincronia perfeita para não acarretar atrasos na entrega ao cliente.

Portanto, a confecção precisa controlar todos esses prazos e se assegurar de que tudo aconteceu de acordo com o previsto para gerar pagamentos às oficinas que realizaram o serviço.

Desafios à gestão do processo de produção

Certamente, manter todos esses controles atualizados e precisos em tempo real envolve muito trabalho, esforço e organização.

Sem o auxílio das ferramentas corretas, esse gerenciamento exigirá o trabalho de um grande número de funcionários envolvidos apenas na anotação, verificação, correção e atualização de registros burocráticos.

Mesmo com todo esse esforço, existe uma grande possibilidade de haver falhas no gerenciamento. A negligência ou erro no registro de uma única anotação pode causar desde pequenas divergências no controle do estoque até paralisações que comprometem o fluxo da produção.

Para evitar esses problemas, a confecção precisa recorrer a ferramentas eficientes. Um ERP exclusivo para o setor de moda é capaz de automatizar esses processos e integrar informações, favorecendo a gestão inteligente e eficiente da produção, compras e estoque.

Quer entender como um ERP exclusivo para confecções pode otimizar o tempo e o uso de materiais e gerar processos mais alinhados para a sua confecção? Entre em contato conosco agora mesmo e conte com a assistência e a orientação de um consultor para revolucionar seu processo de produção de sua empresa e alavancar seu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ