Se você identificou uma grande oportunidade de vender os produtos da sua confecção na internet, então já sabe que investir em um e-commerce é fundamental para fazer isso se tornar realidade. Mas saiba que o processo de criar um e-commerce rentável não é nada simples: é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no médio e no longo prazo, influenciando diretamente no sucesso ou no fracasso do negócio.

Design, segurança, comunicação e integração são alguns dos fatores mais importantes a serem considerados na hora de montar uma loja virtual. Cada aspecto tem o poder de alavancar as vendas ou simplesmente impedi-las de acontecerem, caso sejam mal-estruturados.

Quer começar a ter sucesso no seu e-commerce agora? Acompanhe as dicas que daremos aqui!

Evite layouts confusos e pouco funcionais

A escolha do layout (template) do site é um dos momentos mais empolgantes. No entanto, é preciso muito cuidado nessa etapa, já que nem todos os modelos podem ser eficientes para o ramo da moda.

O ideal é que você faça uma pré-seleção dos mais interessantes e teste os modelos antes de escolher o layout definitivo. Durante essa avaliação, analise se ele é responsivo, ou seja, se é adaptável às telas de smartphones ou tablets e se funciona corretamente nesses dispositivos móveis.

Após a escolha do modelo do template, trabalhe no layout para deixá-lo organizado. Produtos diferentes misturados em uma categoria única, imagens, textos e vídeos mal posicionados nas páginas podem gerar um visual cansativo e atrapalhar a experiência dos visitantes.

Conquiste a confiança do cliente

Imagine que seu cliente decide fazer uma compra em sua loja virtual e, ao entrar na página de pagamento, ele percebe que seus dados pessoais e de cartão de crédito ficam visíveis e acessíveis por qualquer pessoa. Isso pode ser um indício de que o ambiente não é seguro, fator que levará seu visitante a sair imediatamente da página para não se expor. Tome muito cuidado para que seu e-commerce ofereça um ambiente seguro e certificado.

Por isso, o ideal é investir na segurança digital. As páginas de pagamento são as mais importantes e devem ser protegidas para evitar que os dados dos clientes sejam lesados por oportunistas de plantão ou por cibercriminosos.

Tecnologias como a criptografia de dados são uma boa pedida, mas só isso não é o suficiente, pois é o tipo de segurança que o cliente não vê e não sente. Sendo assim, insira na página os selos de segurança de empresas certificadores que lhe darão assistência e suporte.

Disponibilize meios de contato

Uma loja virtual sem formas de entrar em contato levanta suspeitas e deixa o cliente desconfiado com relação ao atendimento e ao suporte oferecido. Só um número de telefone também pode não ser o suficiente, pois muita gente já não faz mais chamadas telefônicas, usando apenas mensagens de texto e aplicativos de chat ao vivo.

Por isso, se você quiser ter sucesso, precisa oferecer canais de comunicação que sejam mais utilizados pelo público atualmente, como redes sociais, SMS, chat online e canais de comunicação direta com seu serviço de atendimento em horários estendidos.

Adote um ERP para e-commerce

Muitas lojas virtuais ainda não contam com um sistema ERP exclusivo para e-commerce ou, ao menos, integram suas plataformas atuais com a loja virtual. Isso pode gerar grandes problemas para a confecção, como a divergência de quantidades em estoque, divulgação de valores diferentes dos que estão no sistema, geração de cobranças indevidas, entre outros problemas processuais. Se você não quiser passar uma imagem de falta de profissionalismo, é bom ficar atento a esses detalhes.

Um software de ERP para e-commerce garante integração entre os setores envolvidos, como estoque, vendas, marketing, contabilidade e cobrança, permitindo que as mesmas informações sejam acessadas por todos em tempo real. Assim, a automação de diversas tarefas se torna possível, o número de erros diminui drasticamente e a confecção conquista o nível de profissionalismo necessário para ganhar a confiança do cliente na internet.

Investir em um e-commerce é uma das melhores estratégias comerciais do momento, mas para ter sucesso é preciso planejamento e atenção às melhores práticas do mercado. Fazer um benchmarking também pode ajudar muito com esse objetivo.

O que acha de começar adotando um software ERP para e-commerce? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a ter sucesso com a sua loja virtual!

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