fbpx

ERP para indústria: veja quais são as principais vantagens

Foi-se o tempo em que acreditava-se que simplesmente aumentar a linha de produção de uma indústria era sinônimo de maior lucro. Com tantos avanços da tecnologia, tornou-se muito mais valioso saber usar os recursos disponíveis do que aumentar a produção em si. Atualmente, a eficiência da produção baseada em sistemas de gestão pode gerar lucros ainda maiores sem a necessidade de realizar investimentos em infraestrutura!

É muito comum escutarmos o termo ERP no ambiente empresarial, mas o que quase não se houve falar é de sistemas de gestão ERP para indústria. Afinal, o que exatamente é um ERP e como ele pode ser aplicado na indústria?

Continue com a gente e descubra como aplicar um ERP na sua indústria pode trazer muitos benefícios para o seu negócio!

O que é um sistema ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento dos Recursos da Empresa, é um sistema de gestão que visa integrar e controlar toda uma empresa ou indústria. Para que um sistema ERP seja considerado completo, ele precisa englobar o sistema MRP I (materials requirement planning, ou planejamento das necessidades de materiais, que trata da gestão de materiais) ou ainda a sua evolução o MRP II (manufacturing requirement planning, ou planejamento das necessidades de manufatura, que tem como base, além dos bens, outros recursos essenciais à produção, tais como mão-de-obra e máquinas). Esses sistemas devem ser integrados à gestão administrativa da empresa, que engloba o financeiro, faturamento, estoque, etc, organizando as informações e centralizando-as.

Quais são os principais objetivos do sistema ERP?

O sistema ERP, além de possibilitar uma gestão completa, busca primordialmente atingir alguns objetivos, que são:

  • Automatização de serviços manuais;
  • Otimização de processos;
  • Centralização das informações com disponibilidade imediata;
  • Redução de custos em todas as áreas;
  • Direcionamento na tomada de decisões.

Quais os benefícios do ERP para indústria?

Com um sistema ERP atuando na indústria, todas as informações estão centralizadas, organizadas e dispostas de modo a possibilitar uma ação rápida de tomada de decisão e garantir maior confiabilidade dos dados apresentados para a gerência da empresa.

Além disso, como já falado anteriormente, um sistema ERP visa atingir o melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis pela indústria, maximizando lucros e diminuindo perdas.

Vejamos alguns dos benefícios que sua indústria pode alcançar usando um sistema ERP:

Eficiência do uso da capacidade

Tendo em mãos todas as informações de tempo de produção, gasto de material, período de manutenção das máquinas, entre outros, é possível aprimorar processos, mudando algumas tarefas e automatizando outras, atingindo um lucro maior, com o mesmo recurso de antes.

Redução de falhar e controle de segurança

Uma vez que todo o sistema é integrado, diminui-se em muito a falha causada por informações que, muitas vezes, ficam perdidas, por exemplo, em planilhas que não são repassadas entre departamentos. Como tudo fica centralizado em um único sistema, essas informações estão à disposição de todos, de acordo com o nível de acesso estabelecido, e, ainda, muito mais seguras, evitando furtos de informações e espionagens industriais.

Otimização e padronização dos processos administrativos

Todo o sistema fica padronizado, apresentando as informações de forma legível e dispostas de maneira a agilizar as tomadas de decisão da gerência industrial. Outro ponto importante é a otimização de processos administrativos que antes eram registrados por meio de planilhas eletrônicas avulsas ou manualmente, gerando possíveis erros, retrabalhos e perdas de informações importantes – o que pode representar grandes prejuízos.

Como escolher um ERP para indústria?

Agora que você já sabe os benefícios que um sistema ERP pode trazer para sua indústria, que tal pensar em escolher um? E como proceder para realizar essa escolha? Se você gostou e quer saber como implementar um sistema ERP ideal para sua indústria, entre em contato com nossos especialistas da VerUP.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ