fbpx

Ficha técnica da produção de moda: 4 erros que podem (e devem) ser evitados

As fichas técnicas têm uma função fundamental nos processos de produção em moda. Tecidos e aviamentos utilizados na produção, detalhes de corte, prazos de produção de cada etapa, desenhos técnicos, padrões de qualidade esperados e outras demandas técnicas dependem de uma ficha técnica bem elaborada.

Garantir a comunicação eficiente entre os departamentos envolvidos na produção de uma peça ou coleção também é uma função importante da ficha técnica de produção.

Centralizando as informações sobre um projeto em uma ficha técnica, evitam-se ruídos de comunicação e variantes que resultem na má execução do projeto.

Neste post, vamos abordar a importância da ficha técnica da produção de moda, elencando os 4 erros principais que atrapalham sua concepção. Preparados? Então vamos começar!

 

4 erros para evitar na ficha técnica da produção de moda

Falhas no cálculo da matéria-prima

O que ocasiona esse deslize que compromete a execução do projeto são as medidas erradas discriminadas na ficha técnica. Essas informações induzem o departamento de compras ao erro (para mais ou para menos) na aquisição de tecidos e aviamentos.

Os prejuízos são significativos e causam grande transtorno em todo o processo de produção. De atrasos nas entregas a perdas financeiras, São vários os motivos para se atentar às medidas das peças relacionadas na ficha técnica. As informações devem ser precisas e revisadas cuidadosamente.

Falta de detalhes nos croquis e retrabalho de peças

Nas fichas técnicas de produção, a falta de detalhes nos croquis muitas vezes exigirá que a equipe de modelagem improvise para preencher as lacunas — o que nem sempre dá certo.

Por isso, passados os processos de prototipagem e aprovação, é comum que se precise retrabalhar alguma ideia e, até mesmo, refazer completamente um modelo.

Falhas na comunicação em outras etapas também poderão ocasionar a necessidade de retrabalho. Entre as fases de modelagem e pilotagem, por exemplo, falhas no preenchimento podem comprometer a qualidade do produto final, exigindo que a peça seja totalmente refeita.

De qualquer forma, com o retrabalho haverá a necessidade de mais matéria-prima e investimento de maior quantidade de tempo nos projetos. Isso ocasiona prejuízos financeiros, atrasos e aumentando os custos de produção das peças.

Cronograma apertado

Quando informações de execução de detalhes de acabamento e costura não estão discriminados na ficha técnica, existe a possibilidade de a peça voltar para o setor de criação.

As empresas – especialmente as que trabalham nos moldes fast fashion (lançando coleções diversas em intervalos menores de tempo) – podem sofrer prejuízos enormes com problemas no cronograma de produção ainda mais apertado por conta de problemas no preenchimento da ficha técnica.

Informações imprecisas no preenchimento da ficha técnica

Quando ocorrem sucessivos erros no preenchimento ou mesmo imprecisão na elaboração de uma ficha técnica, acontece a inviabilização de uma peça.

Esses constantes equívocos refletem negativamente no orçamento da coleção, pois os custos extras na concepção da roupa podem extrapolar os gastos previstos.

Tecnologia para sua ficha técnica da produção de moda

Atualmente, softwares especializados têm auxiliado as empresas de confecção a evitar erros com elaboração e preenchimento de fichas técnicas da produção de moda.

Com a padronização dos processos e a automatização de diversas etapas do trabalho, têm-se conseguido diminuir os equívocos nessa área e melhorado a comunicação entre os departamentos envolvidos em um projeto, aumentando a rentabilidade e dinamizando o processo.

A automação traz produtividade, reduz custos e melhora a qualidade do produto fabricado. Além disso, a modernização é de fácil acesso e reflete positivamente no posicionamento de mercado.

Agora que você sabe um pouco mais sobre ficha técnica da produção de moda, que tal entender como a automação dos processos pode ajudar a otimizar seu trabalho? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ