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Planejamento de coleção: onde buscar referências para criar as suas peças?

Planejar uma coleção de moda é um trabalho cheio de detalhes. Cumprir cada uma das etapas com cuidado e atenção é o que, certamente, resultará numa coleção completa e bem feita.

Um dos passos mais importantes no planejamento de coleção é, sem dúvidas, a busca de referências para criar as peças. Esse trabalho envolve tanto acompanhar as últimas tendências no Brasil e no resto do mundo quanto possuir um repertório amplo e conhecimento de boas fontes para definir os conceitos que nortearão a nova coleção.

Foi pensando nisso que reunimos neste post 4 dicas para facilitar a busca de referências para suas peças. Acompanhe!

 

Comece com um brainstorm

Um brainstorm é o ponto de partida ideal para definir as ideias principais de uma coleção de roupas. Reúna-se com as pessoas envolvidas nos departamentos de criação e branding da sua confecção para apresentar conceitos, perspectivas e reunir referências. Promova uma “chuva de ideias” estimulando que cada participante contribua com sugestões espontâneas em uma conversa informal e descontraída. 

Realizar essa discussão de ideias em grupo é importante não apenas para definir o conceito central de uma coleção, mas para envolver a equipe na participação do processo de criação. Não descarte e nem critique nenhuma ideia. Todas as contribuições são válidas nessa etapa. Ao término das verbalizações, todas as sugestões devem ser expostas, repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas. Esse traz a vantagem de ter seu mérito distribuído e costuma revelar alternativas que você não havia pensado em utilizar. É importante documentar esse processo para que o resultado obtido seja relembrado durante toda a fase de produção das peças e na divulgação.

Conheça a inspiração

Se envolver com o planejamento de coleção é, antes de tudo, uma atividade criativa. Quem trabalha com moda conhece a importância de manter a mente ativa e sempre em busca de novidades. Cada estilista possui personalidades e gostos únicos; nesse caso, conhecer aquilo que lhe mantém inspirado é essencial para buscar referências.

Cercar-se de inspiração sobre seus temas preferidos é uma maneira de manter as ideias sempre frescas e facilitar o processo de encontrar os melhores conceitos para uma coleção de roupas. Uma dica prática é montar, em casa ou no escritório, um quadro com imagens, formas e palavras que você considera interessantes.

Busque as melhores fontes

Não é apenas de gostos pessoais e ideias já estabelecidas que vive um criativo! Buscar informações sobre os temas que interessam é uma ótima estratégia para conseguir referências incríveis.

Não deixe de conferir também os grandes veículos de moda como as revistas Vogue, Elle e FFW, mas busque também referências de nicho, que tenham a ver com o estilo de sua marca.

O street style, por exemplo, possui um papel de peso nas referências de moda atualmente. Acompanhar blogs, sites e perfis no Instagram e no Pinterest especializados neste assunto resultará em milhares de boas ideias.

Grandes blogs como o The Sartorialist e o Man Repeller são bons pontos de partida!

Mantenha seu mindset ativo

A mente de profissionais que trabalham com criação está sempre ativa. É por isso que a busca de referências não deve ser um trabalho feito apenas na fase de planejamento de coleção.

Colocar as dicas que citamos nos tópicos anteriores em prática se torna um pouco complicado quando o profissional não se coloca na posição de observador.

Estar atento às tendências é importante, mas procurar compreender as mudanças, os gostos e as paixões do seu público é uma tarefa que exige sensibilidade e trabalho.

E aí, gostou de aprender alguns truques para buscar referências na hora de planejar uma coleção? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos como este!

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