fbpx

Por que a automatização do controle de estoque é indispensável?

A automatização do controle de estoque é fundamental para organizar as informações dos bancos de dados de uma empresa.

Para isso, é indispensável instalar um software de gestão de estoque que vai garantir a reposição dos produtos da organização e, ao mesmo tempo, não deixar que haja excesso da mesma mercadoria.

Se você ainda não conhece os benefícios da automatização do controle de estoque, veja abaixo como essa prática pode mudar a rotina da sua empresa:

1. Aumento da produtividade

Um dos benefícios mais significativos da automatização do controle de estoque é o aumento da produtividade. Nem sempre um trabalho será feito por uma pessoa com a mesma qualidade, mas um sistema de software é capaz de realizar tarefas mecânicas com a mesma precisão.

Dessa forma, você e sua equipe ganham tempo para se dedicar às tarefas que realmente precisam de atenção pessoal, como atendimento ao cliente e processos que não podem ser automatizados.

2. Facilidade no acesso e análise das informações

Com a automatização, todas as informações passam a constar no sistema de forma organizada e acessível. Caso você precise consultar algum dado, portanto, não precisará perder seu tempo procurando em um caderno ou uma planilha.

Seus dados são arquivados em um software de gestão e ficam disponíveis para você acessá-los sempre que precisar. Dessa forma, as informações são encontradas com mais agilidade e você não corre o risco de perdê-las por arquivá-las de maneira inadequada, nem de repassar informações erradas à sua equipe devido a um dado desatualizado.

Já em relação a análise das informações, ela pode ser feita a partir de relatórios que apresentam a movimentação dos produtos no estoque. Assim, as tomadas de decisão serão sempre baseadas em dados concretos, e não em previsões.

3. Criação de estratégias precisas

O controle automatizado também permite criar estratégias comerciais para que os produtos que ainda estão no estoque sejam vendidos mais rapidamente. Isso pode ser feito por meio de descontos e promoções, por exemplo, renovando sua cartela de produtos e aumentando a rotatividade de novidades.

Além disso, ações que garantem produtos com maior margem de vendas podem ser feitas por meio de uma análise comparativa das margens de lucro dos produtos e do próprio histórico de vendas.

4. Atualizações em tempo real

Ao implantar um software de controle de estoque, as atualizações referentes ao estoque são feitas de maneira instantânea, tanto para você fazer compras quanto para realizar as vendas. Quando o controle é manual, essa atualização pode ser tardia, provocando furos no estoque.

5. Redução de perdas e desvios

A garantia do controle de estoque é feita por meio de uma redução nas perdas e desvios. O inventário flexível/rotativo permite fazer uma conferência constante do estoque, e isso será feito sem tomar todo o tempo que o inventário geral exige.

No entanto, o inventário geral não pode ser substituído pelo inventário rotativo. Devido à sua complexidade, ele deve ser feito com um período um pouco maior.

6. Mais segurança para as negociações

Ao lançar mão de informações concisas e confiáveis em relação ao nível de consumo da empresa diante de um fornecedor específico, a negociação se torna mais viável, seja em relação a valores, prazos para pagamento ou até mesmo prioridade de entrega.

A partir das informações vindas do software, é possível fazer uma compra a longo prazo, adquirindo exatamente a quantidade de produtos necessária para determinado período. Esse limite será definido de acordo com o histórico de vendas.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à tecnologia para a sua confecção?  Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que publicamos aqui no blog!

 

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ