O sistema de franquias vem demonstrando diversos benefícios para quem deseja empreender. No Brasil, ele destaca-se fortemente na economia e de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2015 atingiu a marca de mais de 3 mil redes franqueadoras operando no País, com um faturamento anual de 139 bilhões de reais.

Em relação a 2014 houve uma taxa de crescimento de 8,3%. O segmento de acessórios pessoais e calçados está na liderança do ranking, com crescimento de 12% e o segmento de vestuário passou a ocupar a oitava posição, com crescimento de 6,9%.

Ainda de acordo com a ABF, a projeção do franchising para 2016 é de 6 a 8% de crescimento. O que você está esperando para se inserir em um modelo tão promissor? Vamos mostrar a melhor forma de obter sucesso com o sistema de franquias.

Gestão da rede de franquia

Gerir um negócio a ponto de obter tranquilidade quanto à sua operação é uma tarefa árdua para quem possui uma empresa. Agora imagine fazer a gestão de uma rede de franquias sem ter as ferramentas adequadas para isto? Sem o devido apoio da tecnologia, é difícil ir tão longe. 

ERP como Apoio 

A gestão de operações de empresas do segmento de vestuário, acessórios e calçados exige um grande controle mais minucioso com relação ao processo de produção, as rotinas comerciais (atacado e varejo) e requer um sistema de gestão que seja especializado para este fim. Não é qualquer solução de ERP que irá atender às necessidades de empresas deste segmento. A integração dos processos do negócio envolve módulos de finanças, produção, suprimentos, logística, estoque, qualidade e vendas. Fazer uso de recursos de automação que permitem o aumento de performance é fator crítico para o sucesso das operações de uma rede de franquias deste segmento específico.

Sustentar as operação de franquias com o apoio de uma solução ERP (Enterprise Source Planning) é fundamental para obter êxito nos negócios, uma vez que o sistema deve possibilitar o acompanhamento da performance de todas as unidades de sua rede, considerando as lojas próprias e as franquias e isso deve acontecer de forma natural e sem retrabalhos.

Para que a gestão seja completa e precisa, todos devem trabalhar de forma integrada, marca e franquiados. Um único sistema que gerencie o fluxo de informações e dados entre esta operação. A marca deve conhecer os resultados de vendas e analisar a performance global dos seus produtos de forma rápida, para ações imediatas em toda a rede, como por exemplo promoções para o dia dos namorados, dia dos pais e até mesmo nas decisões para as próximas coleções. O franqueado deve depositar seus esforços na gestão do seu negócio e vendas e ter todo o suporte do sistema para ficar livre de cadastros de produtos e preços e transmissão de arquivos para a marca, sobrando tempo para analisar seus resultados e projetar seu crescimento.

Em resumo, um ERP integrado entre franqueador e franquias beneficia a todos, inclusive o consumidor que, certamente, perceberá o alto nível de organização não só da loja onde comprou, mas da marca que escolheu.

 

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