fbpx

RFID é o principal sistema de segurança de logística do mundo

Quando se fala em RFID, pode-se pensar que as “etiquetas inteligentes” são similares aos tradicionais códigos de barras. Se essa comparação fosse feita em um livro, o entendimento pararia no prefácio. Daí em diante, descobre-se a gama de elementos que fazem o sistema de rastreamento em tempo real ser o mais promissor do mundo.

A tecnologia de identificação por rádio frequência (Radio Frequency Identification), conhecida como RFID, pode ser aplicada em todos os segmentos empresariais, sejam públicos ou privados: controle de tráfego, sistema de acessos de pessoas, localização de animais, identificação de passaportes são alguns exemplos. No varejo, as ações também são amplas e permitem uma gestão que começa na manufatura e termina na venda, passando por inventário, distribuição e recebimento. Tudo de forma rápida, integrada, rastreável e, principalmente, confiável.

Com o RFID, quando um inventário é feito, por exemplo, seja no setor de distribuição, no estoque ou nas prateleiras, o resultado sai em poucos segundos, graças à potência do sistema que lê informações via rádio frequência e dispensa trabalhos manuais, ou seja, não está sujeito à dependência de ações/visões subjetivas. Com menos pessoas atuando em parte de setores geridos automaticamente, os funcionários podem ser postos em locais que agregam mais valores.

Negócios à distância

A tecnologia do RFID permite que empresas parceiras, de países diferentes, por exemplo, fechem um negócio e acompanhem, em tempo real, cada passo do processo logístico: “Vamos supor que minha empresa quer importar tecidos da França. Como mandarei as etiquetas para a Europa? Ficaria inviável. Porém, se o sistema de gestão (ERP) que o logista usar for o da VerUP, o fornecedor francês emite as etiquetas RFID. Resta ao empresário a segurança de poder rastrear a mercadoria e aguardar a chegada do material ao nosso país”, diz Fred Achkar, presidente da VerUP, que completa: “Mas para isso o ERP tem que estar efetivamente em nuvem, senão não adianta. E aqui na VerUP nosso sistema é 100% em nuvem”.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ