fbpx

Saiba por que um BI é mais eficiente do que as planilhas na gestão da sua empresa

Planilhas digitais, como as do Excel, foram, ao longo dos anos, a base de inúmeros processos de negócios, controles financeiros, projeções de vendas, iniciativas de marketing e muito mais.

As empresas se beneficiaram do uso de gráficos inovadores para tomar decisões melhor fundamentadas. Todavia, a realidade mudou a dinâmica do mundo empresarial mais uma vez, e com as limitações das planilhas, é evidente a necessidade da implantação de um BI (Business Intelligence) em qualquer empresa que deseje crescer de forma sustentável.

Hoje, vivenciamos uma verdadeira explosão na quantidade de informações a que somos submetidos, bem como no aprofundamento de seu volume, diversidade e complexidade. Isso não apenas dificulta a forma como se deve manipular e analisar os dados, mas também deixa pouco espaço para o erro.

Está na hora de você abandonar as planilhas de controle e partir para uma solução mais robusta. Saiba como fazer isso!

 

As planilhas podem prejudicar seu negócio a longo prazo

A despeito dos riscos e da disponibilidade de tecnologias, como as análises preditivas, a computação cognitiva, as plataformas in-memory e as visualizações de dados, muitas empresas ainda seguem dependendo de diferentes tipos de gráficos lançados em sequências intermináveis de pequenas colunas e linhas.

Planilhas são simples, fáceis de usar e acessíveis, mas é a partir delas que erros cruciais vêm sendo cometido por gestões empresariais de todo o Brasil.

Com uma mera omissão de um sinal de menos, um erro de copiar e colar, gráficos sujeitos a diferentes interpretações, algumas empresas têm sido vítimas de custosas falhas — como erros de contagem de estoque, perdas de receita, lançamentos de produtos com baixas margens de lucro e péssimas experiências do cliente.

Planilhas são mais suscetíveis a erros humanos

Utilizar planilhas pode parecer uma escolha óbvia para obter um melhor controle de informações e economizar alguns recursos, entretanto, essa abordagem para análise de dados pode realmente prejudicar seu negócio a longo prazo.

É verdade que muitos dos erros relacionados à entrada de dados são evitáveis, mas, a realidade de ser humano sempre prevalecerá: quanto mais informações forem acessadas e interpretadas, mais prováveis serão os equívocos.

Você pode ajustar as cores e as bordas de suas linhas e gráficos o quanto quiser, quem revistar o relatório provavelmente perderá a visão de conjunto do que seus dados estão tentando dizer.

Além disso, cada minuto gasto para atualizar esses arquivos poderia ser melhor aproveitado nas partes mais importantes do seu negócio. Não há nada de errado em trabalhar com planilhas. Elas, simplesmente não foram projetadas para um mundo que gera 2,5 bilhões de gigabytes por dia.

O BI oferece melhor gerenciamento de dados

Qual é a primeira coisa que alguém faz quando tem um relatório ou consulta? Geralmente, abre uma planilha e começa a adicionar fórmulas, excluir linhas, classificar dados, configurar filtros personalizados, agrupar informações etc.

Em contraste, uma ferramenta de BI controla a manipulação de dados. Com as planilhas, isso fica em aberto: mesmo os melhores usuários podem introduzir erros ao classificar, excluir ou adicionar fórmulas.

Na verdade, trata-se de uma situação bastante comum: você está com a planilha aberta, resumindo uma sequência completa de dados e, sem se dar conta, perde algum elemento ou seleciona uma linha errada e pronto: tudo vai por água abaixo.

Agora, imagine a escala que isso pode alcançar se muitos usuários, todos familiarizados com as planilhas, operam livremente e sem uma política coesa. Isso pode se tornar rapidamente um grande problema.

Soluções de BI são projetadas para otimizar gestões empresarias

As soluções de BI atuais são projetadas para a utilização em larga escala. Se os seus colaboradores estiverem devidamente treinados, o BI pode ser tão fácil de usar quanto as planilhas — sem o potencial significativo da ocorrência de um erro.

Sendo assim, é nada menos do que um grande risco utilizar planilhas para tarefas tão importantes e complexas quanto as relacionadas ao planejamento, gerenciamento de estoque, orçamento e relatórios financeiros.

As planilhas podem fazer parte do processo global, mas para o controle confiável de dados e informações, elas não são adequadas — simplesmente, por que não são soluções de BI voltadas a embasar as gestões empresariais com segurança.

Gostou do nosso post? Quer saber mais? Então, conheça quais são as vantagens de um Business Intelligence para sua confecção.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ