A época do fim de ano sempre vem acompanhada de excelentes perspectivas para o varejo. Independentemente do cenário econômico, esse período é marcado pela grande demanda por produtos e serviços, ou seja, um ótimo momento para alavancar vendas.
Todavia, para aproveitar essa oportunidade ao máximo e garantir os melhores resultados, o ideal é estar preparado e manter todos os processos eficientes e bem alinhados, como estoque, finanças, emissão de nota fiscal, entre outros. E, para fazer isso acontecer, nada melhor do que contar com uma ferramenta tecnológica de gestão como o ERP.
Quer saber por que você deve confiar nesse sistema para aprimorar suas vendas de fim de ano? Conheça agora mesmo 4 motivos e veja o que um ERP especializado em confecções pode fazer pelo seu negócio:
1. Conciliação de pagamentos
Um dos grandes benefícios do ERP é a possibilidade automatizar atividades. Assim, todo o processo de venda ganha agilidade e dinamismo, já que as operações desse setor entram em um fluxo contínuo e organizado de ações.
As vendas de fim de ano costumam atingir grandes volumes de transações. Conferências manuais são possíveis, mas, dependendo do seu volume de vendas, essa tarefa pode se tornar algo impraticável. Um sistema de conciliação eletrônica automatiza todos esses processos e permite que já não seja necessário contar com profissionais só para realizarem essa função.
Quando usamos uma ferramenta de automação de conciliação eletrônica, toda e qualquer transação de antecipação, assim como as regras relacionadas (taxas e datas de pagamento), podem ser conferidas de forma automática e sua empresa mantém o controle real de todas as transações em processo.
Além disso, o ERP é um aliado imprescindível para oferecer uma experiência de compra superior para os clientes, com mais segurança e tempo de resposta imediato.
2. Informações sólidas para atender melhor
Um dos problemas mais comuns nas vendas de fim de ano, quando o volume de transações é alto, é o desencontro de informações. Passar para os clientes dados errados sobre a disponibilidade de um produto, por exemplo, tem impacto direto em sua satisfação.
Logo, os colaboradores precisam estar munidos de informação qualificada para vender mais e melhor. O ERP é uma ferramenta integrada, capaz de armazenar e controlar um alto volume de processos, que são atualizados em tempo real e reforçam a confiabilidade.
Dessa maneira, um vendedor nunca estará desinformado na hora de responder às solicitações dos consumidores, o que faz com que o atendimento seja mais adequado.
3. Estoque sob controle
Pegando um gancho com o tópico anterior, um setor que precisa ter informações muito bem alinhadas é o estoque. A cada compra realizada, o estoque precisa ser atualizado com um item a menos, o departamento de compras necessita receber essa informação para programar uma reposição e assim por diante.
O controle das entradas e saídas é essencial para que esse ciclo funcione de forma contínua e eficiente. E, com o aumento das vendas, o ERP é a ferramenta ideal para informatizar esse processo, tornando tudo mais preciso e organizado e evitando erros e perdas.
4. Criação de campanhas promocionais eficazes
É impossível pensar no clima de vendas de fim de ano sem cogitar fazer campanhas promocionais. Afinal, muitos clientes estão em busca de ofertas e boas oportunidades para adquirir presentes e concretizar desejos.
Use o ERP para formular promoções que vão, de fato, beneficiar sua empresa. No sistema, identifique quais são os produtos com maior saída e com histórico de vendas positivo de acordo com a época do ano. É uma boa ideia promovê-los neste período e preparar o estoque.
Os relatórios e os dados do ERP podem ser utilizados estrategicamente para que a empresa descubra quais são os produtos mais buscados no momento ou o padrão e as tendências de consumo de um determinado perfil de cliente.
Dessa forma, os esforços da equipe são direcionados de forma inteligente, e a elaboração de promoções pode ser personalizada, favorecendo vendas de fim de ano ainda mais expressivas!
Como você pode ver, o ERP é um instrumento indispensável para tirar melhor proveito das vendas de fim de ano e ter mais lucro. Conte com esse recurso para aprimorar seu negócio e se surpreenda!
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