fbpx

Você sabe a diferença entre custo e despesa?

Na sua rotina de trabalho, é preciso lidar com muitas atividades: controle de materiais, compras, produção, reuniões, vendas, entre muitas outras. Tudo isso deve ser feito, é claro, sem perder de vista os resultados, pois é preciso saber se o negócio está fornecendo lucro ou prejuízo.

Nesse contexto, é preciso ter um bom controle da gestão financeira, e organização e conhecimento são fundamentais para tornar isso possível. No post de hoje, explicaremos a diferença entre custo e despesa para que você possa administrar gastos e investimentos da melhor forma. Confira!

1. Por que é importante saber a diferença entre custo e despesa?

Para manter o negócio funcionando de acordo com o esperado, é preciso que você saiba exatamente de que modo o dinheiro está sendo gasto ou investido. Mas você sabe a principal diferença entre esses termos?

Basicamente, gasto é tudo aquilo que é resultado de desperdício e que pode ser reduzido, enquanto investimento é aquilo que é necessário para fazer o negócio crescer.

Para reduzir os gastos e aumentar o lucro, o primeiro passo é entender onde o dinheiro está sendo gasto e se aquilo que está sendo investido é retornado na venda dos produtos.

É preciso saber se a venda de determinado produto vale realmente a pena. Uma das etapas para isso é saber a diferença entre custo e despesa para poder administrá-los.

2. O que são custos?

Custo é tudo aquilo que é utilizado para produzir as mercadorias. Ele está relacionado à elaboração do produto final da empresa e, consequentemente, ao estoque. Matéria-prima, salários, energia elétrica, manutenção, limpeza, entre outros, são exemplos de custos. Eles podem ser de dois tipos:

Custos diretos

São custos ligados diretamente aos produtos. Por estarem ligados claramente à etapa de produção, eles são mais fáceis de identificar. Matéria-prima e mão de obra são exemplos de custos diretos.

Custos indiretos

São custos que estão ligados aos produtos, mas que são mais difíceis de serem identificados por não estarem ligados diretamente à produção. Planejamento, gestão, manutenção, entre outros, são exemplos de custos indiretos.

3. O que são despesas?

Despesas são os valores que não estão ligados diretamente à produção, mas que são necessários para a manutenção do funcionamento da empresa.

Eles não estão necessariamente ligados à produção das mercadorias. Administração, materiais de escritório, financeiro, marketing, entre outros, são alguns exemplos de despesa.

4. Quais são os tipos de custos e despesas?

Os custos e despesas podem variar ou não de acordo com o volume de produção. Quanto a isso, eles podem ser de dois tipos:

  • Despesas e custos fixos: são valores que não variam de acordo com o volume produzido ou vendido.
  • Despesas e custos variáveis: são valores que variam de acordo com o volume produzido ou vendido.

Conclusão

Neste post, você aprendeu a diferença entre custo e despesa. Resumindo: custo é tudo aquilo que está relacionado à produção das mercadorias e ao estoque. Ele pode ser direto ou indireto de acordo com sua relação com a etapa de produção.

Já despesa é aquilo que é necessário para manter a empresa funcionando. Além disso, custos e despesas podem ser fixos quando não variam de acordo com o volume de produção, ou variáveis quando modificam de acordo com a quantidade produzida.

Agora que você já sabe a diferença entre custo e despesa, aproveite para descobrir também como economizar dinheiro e ter mais segurança com as etiquetas inteligentes. Nos vemos no próximo post!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ