É muito comum ouvirmos a frase “minha empresa ainda é pequena”, e a maioria permanece estagnado no seu suposto tamanho e ignora o potencial da sua marca.
O Ano está marcado na história pelo cenário da pandemia causada pelo novo Corona Vírus (COVID-19) e mesmo assim, após grandes sustos causados pelo lockdown e regras de distanciamento, o varejo de moda registrou crescimento de 53% em junho de 2020 comparando com maio do mesmo ano, mês em que o setor cresceu 100% comparando com abril e em agosto de 2020 o comércio varejista cresceu 3,4%. Resumindo, em meio a pandemia as vendas de varejo cresceram muito e alguns especialistas projetam novos crescimentos para 2021, então diante desses números, a pergunta é: como você tem planejado a sua empresa para crescer? Muitas lojas deixam de vender ou não conseguem vender mais por não ter estoque disponível, então é indispensável controlar bem os estoques para não perder vendas e para comprar de forma assertiva. Diante desse cenário, nós destacamos 6 dicas que podem te ajudar a vender mais e crescer de forma estruturada a partir da gestão de estoques.
1. Organização dos estoques: Uma das dores das lojas de varejo está na gestão dos estoques e essa gestão começa no registro de entrada de produtos antes das vendas e na organização física dos estoques. Evite ao máximo deixar caixas espalhadas pela loja ou produtos fora das araras e gôndolas, mesmo se a sua loja for pequena, deixe os produtos sempre organizados e bem acomodados, pois a organização visual também ajuda na gestão de estoques.
2. Lançar previamente os pedidos de compras no seu sistema ajuda a controlar os estoques, o financeiro, prazos de entregas e ainda evita receber itens à mais ou até mesmo por preços diferentes do que foi combinado com o seu fornecedor, além da grade de cores e tamanhos que precisam ser respeitadas para a sua loja não ficar com grade furada no estoque e perder vendas por causa disso. Ter os pedidos previamente informados no seu sistema, também te ajuda na reposição de produtos e na hora de efetivar novas compras você saberá exatamente o que tem disponível o que já está comprado, assim a sua compra será mais assertiva reduzindo ao máximo eventuais sobras e faltas.
3. Informar a entrada das compras no sistema da sua loja é fundamental para a gestão dos estoques, então não se engane se os seus vendedores ou gerentes disserem que “não tiveram tempo para dar entrada nos pedidos de compras”, pois o descontrole começa aí e o que mais vemos acontecer são vendas sem as devidas entradas nos estoques e o resultado é um estoque gerencial totalmente furado, além de caixas espalhadas já abertas e sem a devida conferência. No fim do dia, já não se tem certeza se o fornecedor entregou corretamente ou se já vendeu ou se “sumiu” uma peça do estoque da loja, então não deixe de efetivar as entradas dos produtos no estoque da sua loja antes de vender.
4. Faça inventários periodicamente, isso realmente pode te ajudar a encontrar problemas de estoques. Crie rotinas de inventários totais e parciais e até mesmo para as “contagens surpresas”. Além de garantir a saúde do estoque da sua loja, gera responsabilidade em todos os envolvidos no processo desde as compras e a entrada no estoque até as vendas e eventuais trocas. O inventário parcial pode te ajudar a detectar e corrigir um problema em determinada referência, sem a necessidade de “fechar para balanço”, ou seja, sem precisar fechar a loja para contar o estoque. Os inventários “surpresa” normalmente são feitos em referencias aleatórias de produtos ou referências com altos índices de perdas no estoque para confirmar se a quantidade física bate com o relatório de estoque do seu sistema. Dessa forma você sempre poderá auditar os estoques e gerenciar bem o seu time de loja.
5. Atenção especial com as trocas e devoluções. Das situações mais comuns, estão os produtos com etiquetas trocadas ou entradas e saídas não informadas, por exemplo: O cliente devolveu uma camiseta branca tamanho “M” e levou uma camiseta igual do tamanho “G” e como a troca não gerou diferença financeira no caixa, muitas vezes se faz a troca das peças para atender bem o cliente, mas sem informar a entrada de uma peça e a saída da outra no sistema. Fazer a entrada das trocas no sistema é fundamental para controlar bem o estoque da loja, mesmo com produtos de mesmo valor, ou troca do cores ou de tamanhos. Além disso, você deve se atentar à questão fiscal, ou seja, se a sua empresa tem direito aos créditos de impostos, somente gerando as NF-e de entrada é que você poderá usufruir desse benefício.
6. Atenção dobrada com as malinhas e delivery (ou consignado). Essa modalidade tem ganhado muito espaço no comércio varejista. Por um lado, estão a facilidade e comodidade do consumidor em receber um “look” prontinho na sua casa para simplesmente decidir se compra ou não. Por outro lado, estão a responsabilidade de controlar o que está fora da loja e cobrar o retorno das peças ou a efetivação da venda. É muito comum vermos lojas fazendo esse controle de forma paralela com planilhas ou até mesmo anotações em cadernos. Surreal! Aqui está um grande vilão contra a gestão de estoques. As malinhas de delivery devem ser lançadas no seu sistema de vendas para que você possa ter controle do que está fora, as datas de retorno, as vendas convertidas ou perdidas e, obviamente, as entradas e saídas do estoque.
Por fim, ter um sistema que te ajuda além das vendas é fundamental para a gestão da sua loja de roupas, calçados ou acessórios, por isso o seu aplicativo de vendas deve atender não somente à operação de emitir um cupom de venda, mas também estar preparado para cada atividade da sua loja, como transferência de produtos entre lojas, entradas de trocas e devoluções, consultas de estoques e preços, cadastro de consumidores, integração com TEF (transferência eletrônica de fundos), integração com plataformas de CRM e até mesmo integração com plataformas de e-commerce para compartilhamento dos estoques.
Não importa o seu tamanho, conheça a VerUP e saiba o que nós podemos fazer pela sua loja de varejo!